4 Dicas de como prevenir o melasma na gravidez
4 Dicas de como prevenir o melasma na gravidez

4 Dicas de como prevenir o melasma na gravidez

A gravidez é uma época de grandes mudanças corporais. Algumas mamães infelizmente também precisam lidar com o melasma, uma dermatose complexa que exige tratamentos específicos. 

 

No artigo de hoje, daremos 4 dicas para prevenir o aparecimento do melasma na gestação e também apresentar os principais tratamentos para combatê-lo. Vamos nessa?

Por que grávidas têm mais risco de melasma?

Gestantes já apresentam um aumento da produção de melanina, principalmente em locais como a linha alba (no meio do abdômen), auréolas mamárias, virilhas, axilas e etc. Cerca de 50% das grávidas podem apresentar manchas escuras durante a gestação.  

 

Esses desequilíbrios dos melanócitos somem após a gestação, mas o melasma infelizmente permanece. Essa dermatose ainda não tem uma causa definida, mas o que se sabe é que alguns gatilhos podem desencadear as manchas marrons/acastanhadas. 

 

Está com manchas escuras no rosto? Descubra o que pode ser!

 

Um deles está relacionado às taxas hormonais, algo que está em constante mudança tanto nas gestações quanto durante o uso de anticoncepcionais. Então, a melhor saída é prevenir o aparecimento do melasma. Mas como fazê-lo?

4 dicas para prevenir o melasma

 

1. Utilize a proteção solar adequada

 

4 Dicas de como prevenir o melasma na gravidez

 

O sol também é um desencadeador do aparecimento do melasma, principalmente quando essa exposição é feita sem a proteção correta. Para evitar os raios UVA e UVB, jamais abra mão do protetor solar (e de aplicá-lo a cada duas horas). 

 

Além disso, crie barreiras mecânicas ao sol: chapéus, mangas compridas, sapatos fechados e etc. Também é muito importante evitar pegar sol entre os horários de 10h e 16h, período onde os raios solares são mais intensos. 

 

Sabia que o sol também pode causar rugas? Entenda como!

2. Faça acompanhamento dermatológico

 

4 Dicas de como prevenir o melasma na gravidez

 

Conversar com o seu médico e com o dermatologista fará toda a diferença no tratamento do melasma durante a gestação. Isso porque eles têm a expertise para te indicar as substâncias que podem ser utilizadas, sem representar um risco para você e o bebê

 

3. Invista nos produtos certos

 

4 Dicas de como prevenir o melasma na gravidez

 

Existem produtos que possuem substâncias que ajudam a tratar o melasma. A Vitamina C, o Ácido azelaico e o Ácido Glicólico (em concentrações baixas) ajudam no combate às manchas. 

 

Mas lembre-se de consultar seu médico antes! Cada gestação é única e a automedicação pode ser perigosa para você e para o bebê. Substâncias como o retinol, por exemplo, podem ser prejudiciais ao feto. Então vale a pena falar com o médico antes, certo?

4. Espere o fim da amamentação 

 

4 Dicas de como prevenir o melasma na gravidez

 

Após esse período, você poderá utilizar substâncias mais complexas para tratar o melasma como o ácido retinóico e a hidroquinona, sem precisar se preocupar com a segurança do seu bebê.

 

Tratamentos para melasma

 

Existem protocolos que ajudam no combate ao melasma e muitos deles já podem ser iniciados após o parto, mesmo que amamentando. Conheça os principais: 

 

Pode ser Físico ( com substâncias abrasivas), Químico (ácidos) e a Laser. Esse procedimento retira as camadas mais externas da pele, além do excesso de pele morta, melhorando a textura e também a aparência do melasma. 

 

  • Laser Fracionado Não Ablativo 

Utiliza uma combinação de lasers, que atinge as camadas mais internas da pele. A partir desse protocolo, estimula-se a renovação celular, a produção de colágeno e a melhora da aparência da pele como um todo. 

 

  • Microagulhamento Robótico 

Unindo o microagulhamento tradicional à radiofrequência, o microagulhamento robótico faz perfurações microscópicas a fim de estimular a produção de colágeno e a renovação celular. Ele pode ser utilizado para tratar o melasma, flacidez e linhas de expressão

 

  • Laser Q-Switch

Utilizando pulsos energéticos, o Laser Q Switch age diretamente no pigmento, sem atingir as áreas ao redor do local tratado. Além de estimular a renovação celular e a produção de colágeno, ele também dá sustentação às áreas tratadas. 

 

Quer saber dos cuidados pós-protocolos? Clique aqui!

 

Tratamento para melasma é na Clínica Kédima Nassif!

 

A gestação é um momento de muitas decisões e preocupações. Lidar com o melasma não precisa ser mais uma delas! Na Clínica Kédima Nassif, você conta com uma equipe especializada, que tem à disposição os tratamentos mais modernos do mercado. 

 

Se você está em Belo Horizonte ou região e quer os melhores protocolos do mercado, a Clínica Kédima Nassif é o seu lugar!

 

Agende hoje mesmo uma avaliação:

QUERO FALAR COM O ESPECIALISTA

logo_kedima (1) 1

Preencha nosso formulário: