dicas sobre como prevenir e tratar rugas

DERMATOLOGIA

6 dicas sobre como prevenir e tratar rugas

À medida que vamos envelhecendo, a produção de colágeno e elastina começa a cair. Aliado ao estresse, sol, poluição (e os descuidos do dia a dia), você tem a fórmula perfeita para o surgimento das rugas.  

Neste artigo, vamos conversar um pouquinho mais sobre como as rugas se formam, seus diferentes tipos, como você pode preveni-las e os tratamentos para rejuvenescer sua pele, através de 6 dicas simples. 

E então, preparados?

 

Como surgem as rugas?

As rugas são a fase avançada das linhas de expressão, que surgem principalmente por causa do envelhecimento da pele. No entanto, essa perda de viço não está relacionada apenas à idade: ela pode ocorrer de forma precoce por fatores genéticos, hormonais e hábitos inadequados

As rugas se dividem em dois grupos:

  1. Rugas Dinâmicas;
  2. Rugas Estáticas.

 

As dinâmicas, também chamadas de expressão, são as rugas finas que aparecem quando movimentamos algum músculo do rosto — ao sorrir ou ao franzir a testa, por exemplo.

Já as estáticas são mais profundas, causadas pelo envelhecimento da pele e por hábitos prejudiciais, como o tabagismo e a exposição aos raios solares.

Você se olhou no espelho e reparou que antes da pandemia você não tinha tantas marcas de idade e linhas de expressão? Se a resposta foi afirmativa, clique na imagem para baixar gratuitamente nosso guia com o que você pode fazer para reverter o envelhecimento precoce:

A pandemia me envelheceu

Enfim, como prevenir ou tratar as rugas?

 

Os passos a seguir são essenciais tanto para prevenção quanto para tratamento de rugas. Confira:

 

1. Alimente-se com sabedoria

Procurar uma alimentação balanceada dará o suporte que o seu corpo precisa para potencializar a produção de colágeno

Acrescente ao seu consumo diário alimentos com proteínas (colágeno é proteína), selênio, vitamina C e zinco

Algumas sugestões:

  • Proteínas: carnes, frango, peixes, queijos, iogurte e ovos.
  • Selênio: castanha-do-pará, feijão, gema de ovo e arroz.
  • Vitamina C: frutas cítricas em geral.
  • Zinco: semente de abóbora, amêndoa e amendoim. 

 

Além disso, reduza ou corte produtos industrializados e embutidos, que possuem uma grande taxa de sódio — que atrapalha a hidratação da pele.

 

2. Faça exercícios físicos

Os exercícios físicos contribuem com a saúde da pele, especialmente os aeróbicos.

As atividades físicas promovem o aumento do fluxo sanguíneo e redução de processos inflamatórios. Além disso, liberam endorfina, poderoso hormônio para sensação de bem-estar e controle do estresse.

O indicado é, antes de iniciar qualquer prática de atividade física, consultar um médico para orientar o tempo ideal e o tipo de exercício mais indicado para você.

 

3. Vá ao(à) dermatologista

Somente um(a) dermatologista pode esclarecer suas dúvidas e apontar caminhos para prevenir e/ou tratar rugas a partir da avaliação específica da sua pele, respeitando suas necessidades, desejos e possíveis contraindicações.

É importante que você visite esse(a) especialista regularmente, principalmente porque, à medida que o tempo passa, nossa pele vai demandando outros cuidados e produtos. 

 

O “craquelado” na região dos olhos é uma das maiores queixas aqui na clínica. Quer saber como trazer mais firmeza e vivacidade para essa região? Então leia:

Como evitar que seu corretivo craquele? Descubra neste artigo

 

4. Preste atenção à sua necessaire 

Opte sempre por produtos com ação antioxidantes, pois, além de retardar o envelhecimento da pele, ajudam a minimizar as rugas e linhas de expressão já existentes, além de clarear manchas. 

Além disso, não se esqueça dos produtos com ácido hialurônico, substância essencial para estimular a produção de colágeno, além de trazer mais volume (essencial para as mãos) e hidratação para a pele.

Não deixe de higienizar bem a pele, remover a maquiagem e usar protetor solar, que deve ser aplicado diariamente, sendo reaplicado a cada 2h.

 

5. Beba água

A perda da hidratação é uma das causas da formação de rugas profundas. Isso porque, manter o corpo hidratado ajuda tanto na produção de colágeno quanto na textura e brilho da pele em si. 

Mas quanta água tomar por dia?

A dica dos nutricionistas é: seu peso x 35. Se você pesa 60 kg, multiplique 60 x 35 = 2.100. Ou seja, indicado é que você beba no mínimo 2 litros de água diariamente.

 

6. Procedimentos estéticos como aliados

Existem procedimentos estéticos seguros e modernos que podem prevenir e/ou tratar as rugas. Os melhores são:

  • Skinbooster: esse protocolo visa repor a hidratação da pele por meio de aplicações intradérmicas. Utilizando o ácido hialurônico em partes estratégicas da pele, o resultado é a melhora significativa da textura da cútis. 
  • Fios PDO: os fios absorvíveis têm material biocompatível e são utilizados em áreas que trazem mais sustentação, combatendo a flacidez e/ou rugas. 
  • Toxina Botulínica: tem o objetivo de reduzir  a movimentação dos músculos faciais que causam e/ou evidenciam as rugas. O protocolo também dá uma aparência tonificada à área tratada. 
  • Laser Fracionado Não Ablativo: penetra a pele em seis colunas, estimulando a produção de colágeno e rejuvenescendo a área tratada. Também é indicado para tratar manchas e cicatrizes.
  • Profhilo: composto 100% de ácido hialurônico ultrapuro, quando injetado na pele, promove a bioremodelação e regeneração dos tecidos, melhorando a qualidade da pele, retardando o processo do envelhecimento e flacidez.

 

Alguns dos procedimentos mencionados funcionam melhor quando combinados com outros e, principalmente, quando são acompanhados dos cuidados no dia a dia.

Independentemente do tratamento escolhido por você e seu(sua) dermatologista, para favorecer a eficácia dos procedimentos, é essencial que você observe cada ponto listado neste artigo.

 

Leia também:

Flacidez no pescoço: o que fazer? Confira nossas melhores dicas

 

Pele perfeita é na Clínica Kédima Nassif!

Chegamos ao fim de mais um artigo. Cuidar da autoestima é prezar pela saúde e pelo próprio bem-estar. 

Esperamos que você tenha gostado de descobrir como se prevenir e tratar rugas. Em caso de alguma dúvida, fique à vontade para entrar em contato ou deixar um comentário no nosso perfil do Instagram.

Se você está em Belo Horizonte ou região, procure a Clínica Kédima Nassif! Nós nos preocupamos imensamente com o bem-estar de nossos(as) pacientes, pois acreditamos que beleza e saúde andam juntas e que existem diversas maneiras seguras de proporcionar a você sua melhor versão.

Não perca tempo! Fale com um de nossos atendentes e marque hoje mesmo uma avaliação: 

 

QUERO AGENDAR UMA CONSULTA