logo_kedima (1) 1

Dra. Kédima Nassif Dermatologista em BH

A medicina a favor dos seus cabelos - Tricologia

Agende uma avaliação com Dra. Kédima Nassif Dermatologista em BH

Respondendo a dúvidas sobre Tricologia

De modo geral, pessoas com parentes, tios, primas, pai ou mãe com calvície podem desenvolver o problema ao longo da vida, principalmente, após os trinta anos. Sinais que podem acender um alerta: cabelo diminuindo de volume ou a parte lateral e frontal do couro cabeludo ficar mais aparente.

Em um couro cabeludo saudável, corrigindo o motivo que leva à queda de cabelo, todos os fios que caíram serão repostos por novos. Entretanto, algumas pessoas não conseguem fabricar o cabelo normalmente nesse ciclo de renovação, portanto, essas, sim, podem ficar carecas após a queda de cabelo. Para saber seu caso, as raízes precisam ser estudadas em uma consulta especializada.

Muitas pessoas queixam-se que o volume do rabo de cabelo está reduzindo, mas não sabem dizer se é queda ou quebra. De modo geral, quando a queda de cabelo é a causadora dessa redução de volume, o couro cabeludo fica mais aparente também. Quando a causa é a quebra dos fios, no couro cabeludo haverá uma cobertura normal, entretanto, do comprimento e nas pontas os fios vão ficando mais ralos.

O fio de cabelo deve ser tratado pré e pós-química. Isso porque algumas substâncias sempre vão ser arrancadas dos fios de cabelo durante os procedimentos químicos. Se esse cabelo não entrar no procedimento químico preparado, o fio quebrará ainda na realização da química. E se o que foi retirado do fio durante o procedimento não for reposto posteriormente, o fio quebrará da mesma forma.

Muita gente pensa que a herança para calvície é exclusivamente herdada da família materna. Isso não corresponde à realidade, pois muitos genes são envolvidos nesse processo. Então quando o pai tem calvície, o filho pode ter mesmo que a mãe não tenha.

A queda de fios curtos ou miniaturizados é um sinal de que o ciclo capilar está se tornando anormal, o que pode corresponder, muitas vezes, ao início da calvície, portanto, isso deve ser investigado.

Muitas pessoas têm medo de tomar finasterida oral. O primeiro passo é conversar com um especialista para ver se você tem indicação ou contraindicação ao uso do remédio. Alguns exames podem, inclusive, nos indicar se há maiores ou menores chances de efeitos colaterais. Entretanto, se a finasterida não pode ou não é desejada por via oral, temos opções para esse uso, como o microagulhamento que injeta o produto direto nos bulbos capilares e algumas loções contendo o ativo.

Estudos recentes mostram que o Minoxidil oral gera um efeito positivo em um maior número de pessoas do que em forma de loção.

Veja mais

Conheça os procedimentos para Tricologia

Exames Direcionados

Exames direcionados

Esse método é utilizado para gerar um mapeamento digital do couro cabeludo. Com a tricoscopia, é possível avaliar as possíveis doenças do couro e da haste capilar.

Esse exame microscópico investiga o couro cabeludo nos casos de queda de cabelo, conhecida como alopecia. Com esse exame é possível observar as fases de crescimento do cabelo, e compreender melhor o processo da queda capilar.

Esse exame forma imagens dos fios, através de ondas sonoras em alta frequência, sendo possível observar toda a estrutura capilar.

Esse procedimento cirúrgico ocorre sob o efeito da anestesia local, retirando um fragmento do couro cabeludo do paciente. Esse fragmento é enviado para laboratório para uma análise completa.

Laser Fracionado

Caso você sofra de quedas capilares, o laser fracionado é um dos procedimentos recomendados. Ele age através do estímulo de produção e da reestruturação de colágeno no couro cabeludo, possuindo rápida recuperação. Também é usado em tratamentos para rugas e manchas de acne.

Laser Fracionado 829x344
Intradermoterapia Capilar

Intradermoterapia Capilar

Esse tratamento clínico ocorre da seguinte forma: são aplicadas substâncias ativas no couro cabeludo do paciente, o que ajuda contra a queda de cabelo e estimula o crescimento de novos fios saudáveis. Também auxilia a produção de colágeno em regiões com falhas no cabelo.

Microagulhamento

O microagulhamento é um procedimento que estimula a produção de colágeno e outros hormônios capilares, sendo eficiente contra a queda capilar. Esse procedimento é eficaz contra a calvície, cabelos quebrados e aquelas entradas capilares.

Microagulhamento

Avaliações

Dermatologia Estética e Tricologia Médica

logo_kedima (1) 1

Preencha nosso formulário: