Dra. Kédima Nassif Dermatologista em BH
Saiba como funciona a Toxina Botulínica
Agende uma avaliação com Dra. Kédima Nassif Dermatologista em BH
Respondendo a dúvidas sobre Toxina Botulínica
O uso da toxina botulínica é completamente reversível após quatro a seis meses de sua aplicação. Desse modo, a pele ficará exatamente como era antes. Entretanto, algo que deve ser considerado é que com o envelhecimento a própria pele muda, naturalmente, e essas mudanças não têm correlação com a toxina botulínica.
A toxina botulínica muda o padrão de contração dos músculos da face e atenua a força dos músculos que jogam as estruturas faciais para baixo ou causam rugas fixas. Por isso, a aplicação de toxina botulínica deve ser inteligente, deixando fortalecidos os músculos que são benéficos ao processo de envelhecimento e reduzindo a força daqueles que jogam as nossas estruturas faciais para baixo.
Na verdade, a bula das toxinas botulínicas atuais mostra uma duração de até dezesseis semanas, o que corresponderia a quatro meses. Atletas, pessoas que treinam muito, fazem muitas expressões faciais, têm uma duração ainda menor. Uma nova toxina está sendo estudada no mercado americano com a promessa de durar seis meses, mas ela ainda não está disponível no Brasil.
A toxina botulínica pode ser aplicada na testa, ao redor dos olhos, em rugas perilabiais na região do nariz para evitar a formação de linhas fixas; pode tratar o excesso de aparência da gengiva, no sorriso gengival, pode ser aplicada na região do queixo para melhorar a posição, na região do pescoço para aumentar o contorno e evitar a formação de papada. Pode ser aplicada em alguns pontos da têmpora e região cervical para tratar enxaqueca e diversos tipos de cefaleia tensional, assim como, em qualquer região do corpo com sudorese exagerada para reduzir a produção de suor. Ultimamente, a toxina botulínica vem sendo aplicada, inclusive, nas panturrilhas em pessoas que querem reduzir o volume desse músculo.
O primeiro passo para a abertura do olhar é aplicar a toxina botulínica na região em volta dos olhos, no ponto responsável por puxar a sobrancelha para baixo, e deixar a testa com alguns pontos de força estratégicos que puxem a sobrancelha para cima. Isso pode ser suficiente para algumas pessoas, mas não para todas, porque a força muscular pode ser diferente. Não sendo o suficiente, tratamentos como o ultrassom microfocado e os fios de PDO complementam esse trabalho de abertura do olhar.
Não existe uma idade padrão para o uso da toxina botulínica, pois isso depende do tipo de contração muscular, do nível de expressão facial e do tipo de envelhecimento de cada um, esses detalhes dependem de fatores internos, mas também dos externos, como exposição solar, tabagismo e uso de bebida alcoólica. Em média, a partir dos vinte e sete anos já é indicado o uso preventivo da toxina botulínica, pois o indicado é começar antes das rugas se instalarem na face.