BLOG

Tratamentos indicados para calvície precoce feminina

Calvície

5 tratamentos indicados para calvície precoce feminina

Segundo dados da Organização Mundial da Saúde, a calvície atinge cerca de 25% das mulheres com menos de 30 anos, e cerca de 40% delas depois dessa idade.

Estamos falando aqui da chamada calvície precoce, que é a manifestação antecipada de um problema que costuma ocorrer na meia-idade, tanto para homens quanto para mulheres.

Sim, as mulheres também são acometidas pela calvície — estima-se, inclusive, que cerca de 50% das mulheres brancas apresentam algum grau do problema durante a vida.

Felizmente, a dermatologia oferece hoje inúmeras alternativas, com resultados bastante promissores.

Confira as informações do artigo para saber mais sobre os tratamentos mais indicados para a calvície precoce feminina.

O que define a calvície precoce feminina?

Basicamente, a calvície precoce feminina é a perda progressiva dos fios, de origem genética e hormonal, que ocorre em adultos jovens.

Assim como a calvície feminina mais comum na meia-idade, a calvície precoce tem como sinais de alerta a queda excessiva de fios, a perda de volume e a ampliação da linha divisória do cabelo.

Por ser de origem hormonal, sua causa principal é a maior sensibilidade da mulher à ação do DHT, um hormônio abundante nos homens, mas também presentes – em menor quantidade – nas mulheres. Daí elas serem menos afetadas.

Toda queda de cabelo é calvície?

Antes de se autodiagnosticar, porém, é importante lembrar que nem toda queda significa calvície. Acredita-se que, todos os dias, perdemos entre 60 e 100 fios de cabelo, devido ao ciclo normal de renovação capilar.

Mesmo quedas em maior quantidade, mas ocorridas num contexto específico, não são consideradas calvície, como pessoas que passaram por tratamentos de câncer ou que estejam se recuperando de doenças como dengue, zika mesmo da Covid-19, situações em que as quedas também podem ocorrer.

Um dos principais sinais que as mulheres observam quando têm calvície é o cabelo com menos volume. Mas será que existe tratamento para cabelo ralo? Clique para saber a resposta

Tratamentos indicados para calvície precoce feminina

Em casos mais brandos ou naqueles em que a causa principal da calvície precoce é algum hábito problemático (como o fumo em excesso, uma dieta restritiva ou o uso de muita química no cabelo), certos ajustes na rotina já podem resolver ou melhorar a queda.

Contudo, é comum que o dermatologista realize a tricoscopia, um exame de avaliação dos fios e do couro cabeludo, e, a partir dessa análise, sugira algum tratamento mais efetivo.

Confira algumas das principais opções:

  • Tratamentos tópicos – Nessa categoria de tratamento, estão as substâncias e medicamentos que são aplicadas diretamente no couro cabeludo pela própria mulher, como loções, cremes e pomadas. Desses, a opção com maior comprovação científica de eficácia é o minoxidil, que tem a ação principal de prolongar a fase de crescimento dos fios.
  • Tratamentos orais – Aqui ainda estamos de tratamentos que são realizados pela paciente em casa, agora com o uso de comprimidos por via oral. Desses, os mais indicados são a finasterida e espirolactona, que ajudam a controlar a produção do hormônio DHT.
  • Tratamentos clínicos –  Trata-se de tecnologias e técnicas modernas que podem retardar a queda ou levar o cabelo a crescer, geralmente realizados pelo dermatologista em seu consultório.

Apesar de já serem amplamente utilizadas por homens que apresentam calvície, as medicações citadas acima precisam de uma prescrição específica do(a) dermatologista no caso das mulheres, pois as dosagens e as indicações são diferentes.

Apesar de todas as opções citadas acima serem úteis e efetivas para combater a calvície, os melhores e mais rápidos resultados costumam ser os de procedimentos clínicos.

Nesses tratamentos são utilizadas técnicas e equipamentos que permitem, por exemplo, aplicar medicações, substâncias e fatores de crescimento diretamente no couro cabeludo, o que tende a gerar uma ação mais eficaz do que medicamentos tomados por via oral ou aplicados apenas superficialmente no couro cabeludo.

Para entender quais são as suas opções, confira a seguir 5 tratamentos clínicos indicados para a calvície precoce feminina.

1. Luzes de baixa intensidade

Chamada de terapia de fotobioestimulação ou fotobiomodulação, este tratamento age pelo aumento da atividade celular, sem causar danos à estrutura do couro cabeludo. Além disso, as luzes de baixa potência têm efeito analgésico, antiinflamatório e cicatrizante.

As mitocôndrias são estruturas que ficam dentro das células e são as responsáveis pela geração de energia que o nosso cabelo precisa para desenvolver com sucesso as fases do ciclo capilar. As luzes de baixa intensidade chegam até as mitocôndrias, que aumentam a produção de energia que será utilizada no processo de crescimento dos fios.

Se você (ou alguém próximo) superou o coronavírus, mas notou uma queda excessiva do cabelo, confira neste artigo por que ocorre a queda pós-Covid e como é possível tratar!

2. Uso de laser

A terapia a laser é considerada uma opção segura, rápida e bastante eficaz no tratamento das patologias capilares.

Ela funciona de forma a estimular os fios a entrarem mais precocemente na fase anágena, que é a fase de crescimento do cabelo, gerando um aumento no volume presente no couro cabeludo e melhora na firmeza.

Nesse procedimento, o bulbo capilar também é estimulado para que seja nutrido. Dessa forma, fortalecendo e favorecendo a saúde dos fios.

Conheça as diferentes fases de crescimento do seu cabelo e entenda por que ele não cresce no ritmo que você gostaria!

3. MMP

A microinfusão de medicamentos na pele é um tipo de procedimento clínico que busca aumentar a vasodilatação e produção celular.

Para sua realização, são utilizadas minúsculas agulhas, que provocam mínimos furinhos no couro cabeludo. Como resultado, isso estimula a vasodilatação e a circulação de nutrientes na região.

Esse procedimento também é útil para promover a infusão de medicamentos e substâncias no couro cabeludo, a fim de estimular o crescimento de novos fios.

4. Intradermoterapia capilar

Semelhante ao princípio do MMP, a intradermoterapia capilar também consiste na aplicação de medicamentos e substâncias diretamente no couro cabeludo.

O principal objetivo é a melhora na circulação sanguínea local e uma maior absorção dos medicamentos e, consequentes, trazendo melhores resultados do que quando medicações são apenas aplicadas externamente sobre o couro cabeludo.

5. Transplante capilar

Nos casos em que o processo de calvície já está muito avançado, uma opção bastante interessante pode ser o tratamento cirúrgico de transplante capilar.

Nesse procedimento são retirados fios de áreas que não sofrem os efeitos hormonais da testosterona, para serem implantados nas áreas acometidas.

A grande vantagem desse procedimento é que ele resolve definitivamente a calvície.

No entanto, essa não costuma ser uma opção frequente nos casos de calvície feminina, sendo necessária uma avaliação bastante criteriosa do(a) dermatologista.

Quer procurar ajuda profissional, mas não sabe qual profissional escolher? Clique neste artigo para saber como escolher um dermatologista para tratar seu cabelo

Onde tratar a calvície precoce feminina?

Como você acabou de ver, a calvície precoce feminina pode ser tratada de diversas formas, dependendo do seu estágio e causa principal. O primeiro passo, portanto, é consultar o(a) dermatologista.

Idealmente, busque um(a) tricologista, dermatologista especialista em problemas do cabelo e do couro cabeludo. Esse profissional tem o foco principal nessa área e terá mais condições de oferecer alternativas e opções para tratar a sua queda de cabelo.

Se você está em Belo Horizonte ou região, pode contar com toda a estrutura da Clínica Kédima Nassif. Somos especializados em tricologia e dispomos do que há de mais atual em recursos e tratamentos para os diversos problemas capilares.

E lembre-se que em casos de calvície, quanto antes você procurar o(a) dermatologista, melhores podem ser os resultados.

Então agende online o seu atendimento e venha cuidar dos seus cabelos conosco!