BLOG

Queda de cabelo pós-Covid

Queda de cabelo

Queda de cabelo pós-Covid: por que acontece e como tratar

Mesmo após superarem a infecção pelo novo coronavírus, muitos pacientes têm relatado sintomas e sequelas que permanecem às vezes por meses.

Uma dessas sequelas têm sido a queda de cabelo pós-Covid.

Segundo estudos feitos em vários países, estima-se que cerca de 25% dos pacientes recuperados apresentam esse sintoma como uma das sequelas após a infecção, especialmente nas pessoas que apresentaram febre e sintomas se mantendo por semanas ou meses.

Acompanhe o artigo e descubra por que a queda de cabelo pós-Covid acontece e como pode ser tratada!

Por que a Covid-19 pode causar queda excessiva de cabelos?

A queda excessiva de cabelos é um fenômeno relativamente comum durante e após o processo de recuperação de algumas doenças infecciosas, como Dengue, Zika, Chikungunya e também a Covid-19.

No caso específico da infecção pelo novo coronavírus, os dados mostram que, de cada 4 acometidos, 1 apresenta o sintoma.

Infelizmente, ainda não existe forma de prevenção a esse tipo de queda, no entanto, a principal recomendação é que, assim que esse sintoma seja notado, que o paciente procure uma avaliação com o dermatologista – de preferência um especialista em tricologia – para que o quadro seja avaliado e o melhor tratamento seja definido. 

Ainda não é muito claro para os especialistas o mecanismo que provoca a queda acentuada de cabelos no pós-Covid, porém alguns fatores se mostram os mais prováveis, como:

  • O intenso processo inflamatório provocado pelo vírus.
  • A acentuação de doenças autoimunes.
  • A maior tendência a processos infecciosos.
  • O estresse emocional pelo qual passam os pacientes.

Uma das hipóteses também muito consideradas é uma espécie de priorização do organismo pela proteção e recuperação do estado de saúde geral do paciente,  acabando por direcionar mais energia e nutrientes para outras regiões do corpo, em detrimento da manutenção dos fios, que o organismo entende não serem prioridade naquele momento.

Como resultado de todo esse processo, muitos pacientes acabam apresentando perdas em todo o couro cabeludo, numa espécie de eflúvio telógeno, ou então, numa pequena parte dos casos, podem também apresentar perdas em pontos específicos da cabeça, em pessoas com alopecia areata. 

Independentemente da queda provocada pela Covid, perder os cabelos incomoda muitas pessoas. Mas é possível evitar? Descubra neste artigo:

É possível evitar a queda de cabelo?

Como tratar a queda de cabelo pós-Covid? 

Nosso cabelo naturalmente passa por 3 fases – anágena, catágena e telógena – que correspondem ao crescimento, estabilização e queda dos fios. Todo esse processo pode levar de 2 a 6 anos, em condições normais.

Um estudo realizado por pesquisadores nos Estados Unidos, com 552 pacientes recuperados da Covid, mostrou uma forte relação da infecção com uma espécie de alteração nesse ciclo capilar, fazendo com que essa fase final (fase telógena) ocorra precocemente, causando uma queda muito maior que o normal.

Felizmente, após alguns meses, boa parte dos pacientes apresentaram regressão do quadro.

Entenda em detalhes como funcionam as 3 fases do nosso cabelo neste artigo do nosso blog:

Entenda como funciona o ciclo capilar!

Apesar de ocorrer uma evolução e melhora nos casos de queda causadas pela infecção, é indispensável a avaliação do especialista. O tempo de recuperação pode variar de semanas a até vários meses, e uma ação mais rápida do dermatologista, no sentido de combater a queda, pode acelerar sua recuperação.

Além disso, vimos que a queda de cabelos provocada pela Covid é em geral multifatorial. Sendo assim, é fundamental uma avaliação individualizada do seu quadro, para que o especialista possa identificar seus fatores de queda e, consequentemente, indicar o melhor tratamento.

Fazer tratamentos por conta própria ou suplementação de nutrientes pode não ser o que seu cabelo precisa.

Queda de cabelo pós-Covid: procure a Clínica Kédima Nassif!

Como vimos ao longo deste artigo, a queda de cabelo pós-Covid é uma das sequelas mais presentes em muitos pacientes recuperados da infecção pelo novo coronavírus, atingindo cerca de 25% deles.

Vimos também que uma ação mais rápida, no sentido de buscar uma avaliação especializada e o devido tratamento, pode acelerar bastante o tempo de recuperação da queda dos fios.

Caso você (ou alguém próximo) esteja apresentando queda acentuada de cabelo, relacionada à Covid-19 ou por qualquer outro motivo, a Clínica Kédima Nassif é o melhor local em Belo Horizonte para seu tratamento.

Somos especializados em tricologia e dispomos do que há de mais moderno em equipamentos e tratamentos para cuidar da sua saúde capilar.