BLOG

Qual o melhor xampu para quem tem calvície precoce?

Calvície

Qual o melhor xampu para quem tem calvície precoce?

Olhando para o espelho, de repente você nota que seu cabelo não tem mais aquele volume, que a linha divisória está mais larga e que os fios não param de cair.

Mais comum em pessoas a partir dos 40 anos, a calvície (alopecia androgenética) também pode atingir homens e mulheres jovens. Uma pessoa sem essa condição, perde de 60 a 100 fios de cabelo por dia. Já alguém com alopecia perde uma quantidade significativamente maior.

Provocado por fatores genéticos e hormonais, o problema pode ser agravado pelo estilo de vida (químicas e produtos inadequados), fatores emocionais (estresse e traumas), doenças, medicamentos e carências nutricionais.

Apesar de não substituírem os tratamentos prescritos pelo(a) dermatologista, é possível dar aquela forcinha para seus cabelos usando xampus para quem tem calvície precoce.

Confira nossas dicas!

Entendendo a calvície precoce

O mais comum é que a calvície de origem genética afete mais fortemente homens e mulheres a partir dos 35 anos. No entanto, não é incomum que pessoas já a partir dos 20 anos de idade também venham a apresentar o problema.

Por conta da origem genética da alopecia, pessoas que têm casos de calvície na família precisam estar ainda mais atentas desde cedo, para agirem sobre o problema enquanto as perdas estão começando.

Em alguns casos, o(a) dermatologista pode indicar até mesmo cuidados preventivos, o que pode proteger seus cabelos por muitos anos.

👉 Para entender por que a alopecia ocorre, e as opções de tratamento, confira este vídeo em nosso canal do YouTube, em que a Dra. Kédima explica:

 

Xampu para quem tem calvície: o tratamento começa na prateleira

Nosso objetivo aqui não é falar de marcas ou produtos específicos, mas sim te mostrar alguns princípios ativos essenciais em xampu para quem tem calvície.

Alguns componentes conseguem dar um efeito de espessamento ao fio, outros controlam irritações do couro cabeludo e melhoram o aspecto ressecado dos fios submetidos ao uso de loções capilares.

Confira nossas sugestões:

  • Redensyl – Essa substância pode auxiliar na redução das quedas e na restauração dos fios. Acredita-se que ela tenha uma ação específica de revitalizar a raiz folicular, favorecendo um novo ciclo de crescimento. O Redensyl também pode ajudar na nutrição dos folículos pilosos (células produtoras de cabelo).
  • Procapil – A ação dessa substância visa prevenir o envelhecimento folicular, ativar a microcirculação na região do couro cabeludo e combater o hormônio causador da alopecia (DHT). 
  • Capixyl – Acredita-se que este princípio ativo tem o poder de aumentar a densidade capilar, reduzindo as quedas. Além disso, ele pode melhorar a qualidade do folículo, reduzir a oleosidade e estimular a produção de colágeno tipo II e VII e de laminina  no folículo capilar.
  • Baicapil – Os ativos deste produto visam estimular o crescimento capilar, além de aumentar a densidade dos fios e reduzir as perdas.
  • AnaGain – Substância desenvolvida a partir de brotos de ervilha orgânicas, tem o objetivo de estimular moléculas específicas do couro cabeludo, visando reativar o crescimento do cabelo, ao estimular a fase anágena do ciclo capilar.
  • Cafeína – Devido a sua ação estimulante, a cafeína para uso capilar melhoraria a circulação sanguínea local, favorecendo a regeneração celular.

Lembre-se de que é importante consultar o(a) dermatologista para identificar qual dessas substâncias é a mais indicada para o seu caso, evitando assim reações adversas ou o uso de um produto que não traga os resultados que você deseja.

O uso isolado de xampus não tratará a calvície, mas associado a um plano de tratamento, pode somar forças.

Juntamente com isso, o especialista também indicará os tratamentos mais adequados ao seu caso. Conheça, a seguir, alguns deles.

Tratamentos para calvície

Cada caso de calvície pede uma avaliação específica por parte do(a) dermatologista, para que seja definida a melhor abordagem.

Dentre as diversas opções disponíveis hoje, o especialista em queda de cabelo poderá indicar procedimentos clínicos, tópicos e ou por por via oral.

Conheça melhor cada um deles:

1. Procedimentos clínicos

Tidos como melhores opções para tratar a calvície de origem genética, os procedimentos realizados no consultório podem trazer excelentes resultados e ainda potencializar os efeitos dos tratamentos de uso tópico.

Procedimentos com o uso de lasers, LEDs, luzes de baixa intensidade, microagulhamento com infusão de medicamentos, dentre muitos outros, são hoje uma realidade dentro dos consultórios, e têm mostrado resultados bastante eficazes no tratamento para a calvície.

2. Tratamentos tópicos

Consistem na aplicação de cremes, loções e pomadas no couro cabeludo. Uma das principais substâncias utilizadas é o minoxidil, que age prolongando a duração do período de desenvolvimento e crescimento do fio, a chamada fase anágena. 

Existe também a versão em comprimidos do minoxidil, o que traz mais comodidade aos pacientes.

Quer mais detalhes sobre esse tipo de calvície em pessoas mais jovens? Então confira este outro artigo do nosso Blog!

3. Tratamentos orais

O principal responsável pela perda definitiva do cabelo é o hormônio DHT. Medicamentos como finasterida e espironolactona podem ajudar a inibir esse hormônio, reduzindo a queda de cabelo. 

Vale a pena mencionar que a espironolactona é recomendada para os casos de calvície feminina, enquanto a finasterida é costumeiramente mais indicada no tratamento da calvície masculina

Essas linhas de tratamento podem prevenir, interromper e, dependendo do caso, até reverter as quedas de cabelo, caso sejam feitas com o acompanhamento dermatológico adequado.

👉 Lembre-se de que esses são medicamentos e, como tal, podem ter efeitos colaterais. Portanto é indispensável consultar o(a) dermatologista. 

Da escolha do melhor xampu para quem sofre com a calvície precoce ao tratamento mais eficaz, o(a) dermatologista é o profissional mais adequado para saber exatamente do que você precisa para cuidar bem dos seus fios.

Conheça os melhores recursos disponíveis hoje para combater a queda de cabelo, baixando gratuitamente nosso ebook repleto de dicas e novidades sobre o tema!

Calvície precoce: procure a Clínica Kédima Nassif!

Neste artigo, você conheceu uma lista com as substâncias e princípios ativos mais fundamentais em um xampu para quem tem calvície precoce. Porém, como sempre, o primeiro passo para tratar de verdade o problema é a consulta com o dermatologista.

Nesse sentido, considere a Clínica Kédima Nassif como sua opção!

Especializada em tricologia – área da dermatologia especializada em problemas capilares – a Clínica Kédima Nassif oferece a seus pacientes as tecnologias mais atuais, além de uma variedade de opções de tratamento.

Assim, se você está em Belo Horizonte ou região, agende seu atendimento de forma online, agora mesmo, pelo celular, computador ou tablet e venha cuidar dos seus cabelos conosco.

QUERO AGENDAR MEU ATENDIMENTO!

Para ter acesso a mais dicas sobre como cuidar melhor do seu cabelo e da sua beleza, não deixe de seguir nosso perfil no Instagram, acessando este link!