Qual a maneira mais rápida de estimular a produção de colágeno?

DERMATOLOGIA

Qual a maneira mais rápida de estimular a produção de colágeno?

O colágeno é uma das substâncias mais importantes para a saúde e vitalidade da pele.

Produzida pelo nosso organismo, essa proteína é responsável pela sustentação e elasticidade de diversas estruturas do nosso corpo, como músculos, tendões, vasos sanguíneos, cabelos, unhas e, claro, também da pele!

Mas quando falamos em colágeno, não nos referimos a uma substância única. Nosso corpo produz mais de 28 tipos de colágeno diferentes, voltados para as mais variadas finalidades, mas os principais para a saúde da pele são os Tipos I e III, responsáveis não só pela sustentação e elasticidade, mas também pela hidratação cutânea.

A partir dos 25-30 anos, a produção de colágeno começa a diminuir gradualmente, o que se acentua por volta dos 40-50 anos.

Se você está sentindo que sua pele já não tem o mesmo vigor de antes, neste artigo vamos falar das maneiras mais rápidas de estimular a produção de colágeno e quais os tratamentos mais eficientes para recuperar a vivacidade da sua pele.

Acompanhe!

 

Tomar colágeno funciona?

A ingestão do colágeno em forma de sachês funciona, sim, mas não de maneira específica para a pele!

Quando ingerimos as cápsulas, o que acontece é que o colágeno vai para o nosso sistema digestivo, que vai quebrar suas moléculas em aminoácidos. O produto final desta quebra vai ser utilizado para produzir outras proteínas, de acordo com a necessidade do corpo, não necessariamente para a pele.

Além disso, o uso de cremes com colágeno também é pouco eficaz! Isso porque o tamanho das moléculas de colágeno são grandes demais para serem absorvidas pelos poros da pele e não vão ter a mesma ação que a proteína produzida pelo próprio corpo.

Por isso, a forma mais eficiente é utilizar produtos com substâncias estimulantes da produção de colágeno pelo próprio organismo, como silício, vitamina C e selênio, por exemplo.

Uma dieta equilibrada, hábitos saudáveis e a suplementação de nutrientes também farão mais pela sua pele do que cápsulas e cremes.

Procure incluir no prato mais alimentos do grupo das proteínas – das quais o colágeno faz parte – como carnes, frangos, peixes e quinoa, por exemplo.

Além disso, invista na ingestão de alimentos ricos nos nutrientes citados acima (vitamina C, silício, zinco, entre outros), que estimulam o corpo a produzir o colágeno.

 

Uma das áreas mais afetadas pela queda do colágeno é a região do pescoço. Veja neste artigo como lidar com a flacidez no pescoço!

 

Procedimentos que estimulam a produção de colágeno

Além de reforçar o consumo de nutrientes que estimulam a produção de colágeno, a dermatologia cosmética oferece hoje diversos tipos de tratamentos clínicos que também são bastante eficazes para essa finalidade, além de trazerem resultados mais rápidos.

Conheça alguns dos principais:

 

1. Bioestimuladores cutâneos

Realizados por meio da aplicação injetável de diferentes substâncias que estimulam a produção de colágeno pela pele, importante para a beleza e sustentação tecidual. Os bioestimuladores podem ser feitos com o uso de:

  • Ácido hialurônico, substância natural do organismo, que melhora a sustentação, o volume e a firmeza da pele.
  • Ácido Poli-L-láctico, substância preenchedora, que melhora o contorno do rosto e a flacidez da pele.
  • Hidroxiapatita de cálcio, que também aumenta o volume e estimula a produção de colágeno, sendo uma ótima opção para devolver o volume às mãos mais envelhecidas.

 

2. Fios Reabsorvíveis

Contando com um material biocompatível, os fios reabsorvíveis promovem uma sustentação do local tratado e estimulam a produção de colágeno pela pele.

Seus resultados duram até 12 meses, sendo indicado para pacientes com qualquer grau de flacidez.

 

3. Laser fracionado

O Laser Fracionado é uma técnica que atinge as camadas da pele em frações (daí seu nome), estimulando a produção de colágeno e melhorando a textura da pele.

São indicadas de 3 a 6 sessões, podendo ser utilizado também no couro cabeludo, para estimular as células produtoras de fios.

 

4. Ultrassom microfocado

O Ultrassom Microfocado age aquecendo as camadas mais profundas da pele, provocando uma espécie de microcoagulação e reduzindo a flacidez da região ao estimular a produção de colágeno.

É ideal para quem ainda não quer procedimentos muito invasivos, já que se trata de um procedimento mais suave.

Essa tecnologia tem o poder de “abrir o olhar” em pessoas com graus leves de flacidez das pálpebras.

Seus efeitos duram por até 6 meses após as sessões.

 

5. Radiofrequência

O aparelho também emite ondas de calor, agindo sobre as células produtoras de colágeno.

A radiofrequência estimula a produção de colágeno, além de tratar celulite, gordura e melhorar a textura da pele.

 

6. Skinbooster

Também conhecido como Hidratação Injetável, o Skinbooster visa repor o ácido hialurônico e o colágeno em camadas mais profundas da pele, mas sem promover uma mudança de volume no local tratado.

É bastante indicado para regiões como colo, pescoço, rosto e lábios, no tratamento de rugas mais finas.

 

7. Peeling

Esse procedimento pode ser feito tanto por meio da abrasão química (com ácidos específicos) quanto física (com uso de equipamento).

O Peeling age removendo camadas mais superficiais da pele e incentivando a renovação celular. Como resultado, além de permitir o desabrochar de uma camada nova de pele, com mais vigor, também estimula o colágeno nas áreas tratadas.

 

Tratamentos para a pele é na Clínica Kedima Nassif!

Neste artigo te apresentamos as maneiras mais rápidas de estimular a produção de colágeno e desmistificamos algumas crenças sobre o uso dessa proteína, tão importante para a pele.

Algumas vezes, investimos muito dinheiro em coisas que são pouco eficientes e que não trarão os resultados que desejamos. A melhor opção é procurar um(a) dermatologista especializado(a) em estética, para te indicar os tratamentos mais adequados para sua pele.

Na Clínica Kedima Nassif, contamos com uma equipe de profissionais experientes e atenciosos, além dos recursos mais modernos para oferecer a você as opções que tragam os melhores resultados para sua pele, seu corpo e seus cabelos.

Se você está em Belo Horizonte ou região, agende uma consulta hoje mesmo e venha se cuidar conosco!

 

QUERO ESTAR LINDA PARA O VERÃO

 

Aproveite e nos siga também no Instagram, para receber mais dicas de saúde, beleza e bem-estar.


[fbcomments count="off" num="3" countmsg="wonderful comments!"]