BLOG

O que deixa os cabelos finos e fracos?

TRICOLOGIA

O que deixa os cabelos finos e fracos?

No caso das mulheres, um dos primeiros sinais de cabelos finos e fracos é quando é preciso dar mais voltas no elástico para prender fazer um rabo de cavalo ou perceber que os fios se quebram mais facilmente ao pentear.

No caso dos homens, um dos sinais é notar que os cabelos já não cobrem o topo da cabeça, como antigamente.

Diversos fatores (e comportamentos) podem influenciar a saúde dos fios e deixá-los mais finos e fracos, como má alimentação, fatores genéticos, o envelhecimento e até algumas doenças. 

Continue a leitura e descubra por que seus cabelos não são mais como antes e – principalmente – o que pode ser feito para fortalecê-los! 

O que causa o afinamento e a fraqueza dos fios?

A perda da vitalidade capilar pode ocorrer por fatores internos ou externos ao nosso organismo; relacionados diretamente aos cabelos ou a outras questões de saúde.

Confira, abaixo, as principais causas: 

1. Genética e fatores hormonais

Fatores genéticos e hormonais costumam ser a principal causa para o afinamento dos fios (o que acaba resultando em queda). Tanto que, em mais de 90% dos casos, a perda de cabelos se deve a esse motivo.

A chamada alopecia androgenética é um problema capilar relacionado à sensibilidade de homens e mulheres ao hormônio DHT, produzido a partir da testosterona.

Pela maior quantidade desse hormônio no organismo, os homens são os maiores afetados, porém as mulheres também apresentam, principalmente as de pele branca, ao final da puberdade ou durante o climatério.

Entenda como funciona a perda de cabelo por motivos genéticos e saiba o que pode ser feito para minimizar seus efeitos:

Calvície (alopecia androgenética): o que causa e como contornar?

2. Má alimentação

A alimentação é um fator-chave para a saúde capilar, podendo ser tanto um motivo de enfraquecimento quanto de reforço dos fios.

Hoje sabemos que a força, o brilho e a beleza dos cabelos estão diretamente relacionados à organismo do corpo como um todo, o que passa diretamente pela alimentação.

Aposte em alimentos ricos em ferro, zinco, cálcio, vitaminas E, C e do complexo B. 

Além disso, mantenha um consumo adequado de proteínas, através de alimentos como ovos, carnes, frango, leite e seus derivados. Afinal, o colágeno, a elastina e a queratina – fundamentais para a saúde capilar – são todas proteínas.

Você sabia que exagerar nos cuidados com os cabelos e a pele podem até mesmo trazer prejuízos para sua beleza? Saiba mais clicando no artigo:

7 exageros nos cuidados com os cabelos e pele que podem arruinar sua beleza!

3. Estresse e saúde mental

O estresse e os problemas emocionais são causas frequentemente associadas à queda dos fios.

Em situações de tensão psicológica muito intensas e/ou por longos períodos, podem ocorrer alterações como o aumento do hormônio cortisol, que interfere nos processos metabólicos relacionados aos cabelos.

Além disso, essas alterações também podem prejudicar a absorção de nutrientes pelo organismo e consequentemente pelos bulbos capilares.

Todo esse desequilíbrio afeta a força e o crescimento dos cabelos, que tendem a ficar mais finos e fracos.

Conheça um dos melhores métodos para tratamento da queda dos cabelos:

Descubra como funciona a regeneração capilar completa! 

4. Cuidados e hábitos

Diversos hábitos – principalmente das mulheres – podem prejudicar a qualidade dos fios, deixando-os mais finos e fracos.

Os produtos que você utiliza nos cabelos, os tipos (e a frequência) de procedimentos que realiza no salão ou em casa, dormir com os cabelos molhados ou prender os fios ainda úmidos, as químicas e a chapinha: todos são fatores potencialmente nocivos à saúde dos cabelos. 

Procure observar mais atentamente os cuidados e hábitos que você tem tido com relação aos cabelos, a fim de avaliar se podem ou não ter relação com uma possível redução na vitalidade dos seus fios.

Na dúvida, agende uma consulta com um(a) dermatologista especializado(a) em tricologia (área que cuida da saúde dos cabelos e do couro cabeludo) para que você tenha a orientação necessária e aprenda a cuidar melhor dos seus cabelos.

Você tem notado que seus cabelos têm caído mais do que antes? Neste conteúdo, a gente te apresenta as principais formas disponíveis hoje para tratamento:

Meu cabelo está caindo muito. O que fazer?

Seu cabelo está mais fino e ralo? Você percebeu que ele cai demais no banho?

Descubra os melhores recursos disponíveis contra a queda de cabelo, especialmente a calvície. Basta clicar na imagem para baixar gratuitamente:

Estou ficando careca. O que devo fazer?

Como tratar cabelos finos e fracos?

Como vimos, são inúmeras as razões para o enfraquecimento e consequente queda dos cabelos e, por conta disso, as soluções podem ir de uma melhora na qualidade alimentar; alterações na rotina, visando mais qualidade de vida e redução do estresse; mudanças de hábitos e comportamentos prejudiciais aos cabelos; ou até mesmo intervenções por meio de medicações ou procedimentos clínicos.

Nesse sentido, o primeiro passo para se fazer o diagnóstico correto do quadro e, consequentemente, se buscar o melhor tratamento, é a avaliação com o(a) dermatologista, de preferência especialista em tricologia.

Este é o caminho mais rápido, eficiente e seguro para tratar os motivos da fraqueza dos seus fios.

Existem formas de evitar que os cabelos caiam? Descubra a resposta neste artigo do nosso Blog:

É possível evitar a queda de cabelo?

Problemas com seus cabelos? Procure a Clínica Kédima Nassif!

Se você tem notado que os seus cabelos estão mais finos e fracos, não espere mais para agendar a sua avaliação, descobrir as causas e já iniciar um tratamento.

Quando se trata da saúde dos cabelos, o momento em que se busca ajuda médica pode fazer toda diferença no resultado do tratamento. Quanto antes forem tomadas as medidas adequadas, maiores são as chances de recuperação e melhora. 

Aqui, na Clínica Kédima Nassif, contamos com um time multidisciplinar de profissionais e uma estrutura completa de tecnologias e equipamentos de última geração para tratar os mais variados problemas capilares. Além disso, somos especialistas em tricologia, área que estuda a saúde dos cabelos e do couro cabeludo.