BLOG

MMP capilar

TRICOLOGIA

MMP capilar: como funciona e quais os benefícios do tratamento

Para quem está passando por um processo de alopecia, pode ser difícil ver a diminuição ou o afinamento dos fios mês após mês, ano após ano. Afinal, tanto para homens quanto para mulheres, os cabelos estão diretamente ligados à nossa autoimagem e autoestima.

Entre as várias formas de abordar e tratar o problema, uma técnica que vem mostrando resultados bastante interessantes é o MMP capilar.

Essa sigla corresponde a microinfusão de medicamentos na pele e consiste da aplicação no couro cabeludo de um aparelho com minúsculas agulhas, que fazem furinhos bem superficiais no couro cabeludo, juntamente com a aplicação de medicamentos no local, otimizando seus efeitos.

Caso você esteja preocupado com a queda de cabelo e queira saber mais sobre esta técnica de tratamento, este artigo é para você!

Como funciona o MMP capilar

Como dito anteriormente, o MMP é um tratamento clínico para a queda de cabelos, que consiste na realização de microperfurações superficiais no couro cabeludo, através de um aparelho que possui pequenas agulhas, seguido da aplicação simultânea de medicamentos no local.

Em geral, os medicamentos utilizados são aqueles já conhecidos para tratamento da calvície, como a finasterida, o minoxidil, a dutasterida e outras substâncias de crescimento.

E, antes que você pergunte: os furinhos feitos pelas microagulhas não causam maiores incômodos e, além disso, o médico pode aplicar um anestésico no local, caso o paciente deseje.

Este tratamento é muito semelhante a outro muito usado na medicina estética, que é o microagulhamento. Só que, nesta técnica, são feitas apenas as pequenas perfurações na pele, sem aplicação de medicamentos.

O objetivo do microagulhamento, no entanto, é estimular a circulação sanguínea local e gerar reações inflamatórias que favoreçam o crescimento da raiz do cabelo.

Leia também!
5 tratamentos para a calvície genética

Quais os benefícios do MMP capilar 

Os principais benefícios do tratamento capilar pela técnica de microinfusão de medicamentos pela pele:

  • Otimizar a absorção dos medicamentos pela pele, uma vez que são aplicados diretamente sobre os furinhos e acabam chegando aos vasos sanguíneos do local com mais facilidade.
  • Aumentar a segurança das aplicações, já que neste método as substâncias agem principalmente no local desejado; ao contrário do que acontece quando você ingere um medicamento, por exemplo, que acaba agindo em todo o seu corpo, aumentando as chances de reações, alergias ou efeitos colaterais.

O MMP tem se mostrado eficaz para o tratamento de patologias capilares, como as alopecias e eflúvio telógeno (perda acentuada de cabelo). 

Os resultados podem variar de pessoa para pessoa e a depender de cada diagnóstico. Para avaliar a eficácia do tratamento e definir o futuro do tratamento, em geral são solicitadas no mínimo 4 a 6 sessões, feitas em intervalos de 30 dias.

Outra vantagem do MMP é que se trata de uma técnica personalizável. De acordo com as necessidades de cada paciente, o médico pode adaptar e ajustar a infusão dos medicamentos, reduzindo riscos e melhorando a eficácia do tratamento.

Leia também!

Calvície (alopecia androgenética): o que causa e como contornar? 

Cuidados antes e após o MMP capilar 

Por mais segura que seja, esta técnica causa pequenas perfurações na pele. Sendo assim, é importante que você realize o procedimento em um local que siga rígidos protocolos de limpeza, higiene e segurança, visando prevenir infecções ou contaminações.

Após as sessões de MMP Capilar, é importante que o paciente também tome alguns cuidados, como:

  • Não lavar o cabelo no dia da sessão do tratamento.
  • Evitar a exposição solar direta por 2 a 3 dias após a aplicação.
  • Suspender loções  para queda de cabelos no dia em que é feito o   procedimento, conforme orientação médica. 

Após o procedimento, é normal apresentar certa vermelhidão no local. Mas essas são reações esperadas e que rapidamente se resolvem.

Veja também!

É possível evitar a queda de cabelo?

Microinfusão de medicamentos na pele: agende seu tratamento

Esperamos que este artigo tenha esclarecido suas dúvidas sobre o MMP capilar e sobre como funciona o tratamento.

Como você viu, trata-se de uma técnica segura e que tem trazido resultados bastante interessantes para muitas pessoas.

No entanto, para ser possível aproveitar os melhores resultados de qualquer tratamento, é importante que você escolha bem o local do seu tratamento. O cuidado e o conhecimento do profissional, aliado à qualidade dos equipamentos e recursos utilizados podem fazer toda diferença.

O MMP Capilar é mais um dos vários tratamentos para os problemas capilares oferecidos pela Clínica Kédima Nassif. Somos especializados em tricologia, que é a área da dermatologia dedicada especificamente às patologias do cabelo e do couro cabeludo.

Caso você esteja em Belo Horizonte, agende online seu atendimento e venha cuidar da saúde dos seus cabelos conosco!