BLOG

Estimular o colágeno pode reduzir a flacidez?

DERMATOLOGIA

Estimular o colágeno pode reduzir a flacidez?

O colágeno é uma proteína presente em nosso corpo, que tem a função de trazer sustentação e elasticidade aos tecidos, músculos, tendões e vasos sanguíneos, além de manter um aspecto saudável de cabelos e unhas.

Trata-se de uma proteína produzida naturalmente pelo organismo, mas que tende a apresentar uma redução com o passar do tempo (geralmente após os 30 anos). 

Na pele, um dos principais reflexos dessa redução é a perda da sustentação, com consequente aumento das rugas e linhas de expressão. Por conta disso, muita gente se pergunta: estimular o colágeno pode reduzir a flacidez? 

Acompanhe o artigo para descobrir!

Colágeno e flacidez: qual a relação?

A flacidez é um resultado direto da diminuição gradativa da produção de colágeno pelo nosso organismo. É normal que a pele se torne menos elástica e que surjam marcas e sinais com o passar do tempo, sendo que o colágeno tem relação direta com esse processo.

Além disso, alguns fatores externos podem acentuar ainda mais o surgimento de rugas, linhas de expressão e flacidez, como uma alimentação inadequada, o hábito de fumar, alterações hormonais, emagrecimento rápido, alguns tipos de medicamentos, doenças sistêmicas, entre outras causas.

A partir dos 30 anos, a produção de colágeno cai em média 1% ao ano. Na menopausa, cerca de 30% do colágeno é perdido já no primeiro ano. 

Por conta disso, a recomendação é de que sejam tomados cuidados preventivos com relação a essa perda prematura do colágeno, além de outras condutas, como evitar a exposição da pele ao sol, que é um dos principais causadores do envelhecimento precoce.

Se, além da flacidez, as gordurinhas localizadas na barriga também te preocupa, conheça neste artigo 6 formas efetivas de tratá-las:

6 tratamentos indicados para a gordura localizada na barriga!

O que pode ser feito para estimular o colágeno e reduzir a flacidez?

A flacidez é uma condição estética que costuma prejudicar a autoestima e a autoimagem de muitas pessoas. Felizmente, hoje há diversas formas de minimizar a evolução desse processo.

Nesse sentido, uma alimentação adequada, mudanças de hábitos, eventual suplementação de nutrientes, com a ajuda de alguns tratamentos estéticos específicos: tudo isso tem um enorme potencial de estimular o colágeno e combater a flacidez. 

No caso dos alimentos, o grupo alimentar mais importante são as proteínas, até porque o colágeno é um tipo de proteína. Como sabemos, as principais fontes desse nutriente são carnes, frango e peixes, além de ovos, leite e seus derivados.

Também é recomendada a ingestão de nutrientes como a vitamina C, zinco, selênio e silício, pois são fundamentais para o processo de síntese do colágeno pelo organismo. 

Além disso, não podemos abrir mão dos importantes resultados que alguns procedimentos estéticos podem trazer, sendo métodos eficazes para recuperar a elasticidade e a firmeza da pele.

Confira abaixo alguns dos tratamentos mais indicados para reduzir a flacidez:

1. Fios reabsorvíveis

Trata-se de um procedimento seguro e minimamente invasivo. Nesse método são usados fios de materiais biocompatíveis, que promovem a sustentação do tecido local, entregando à paciente um efeito lifting.

O tratamento age diretamente na produção de colágeno e redução de flacidez, e o melhor: com resultados de longa duração, em torno de 1 ano e meio a 2 anos. 

2. Laser fracionado

Também conhecido como laser fracionado não ablativo 1927 nm, nesse método a luz penetra na região da derme, agindo no estímulo à produção de colágeno e renovação da pele.

O estímulo provocado pelo método continua agindo e trazendo benefícios para sua pele mesmo com o passar do tempo, sendo possível notar resultados após alguns meses das sessões.

Não é só a flacidez que incomoda as mulheres. As celulites também costumam gerar bastante incômodo. Conheça 6 opções de procedimentos:

6 tratamentos estéticos indicados para a celulite!

3. Ultrassom microfocado

Esse método age por meio do aquecimento das camadas mais profundas da pele, provocando uma microcoagulação, que promove pontos de sustentação, trazendo melhoras quanto à flacidez.

Os resultados aparecem ao longo de seis meses após a primeira sessão.

Conheça em mais detalhes esse procedimento que é hoje uma das melhores alternativas para garantir a firmeza da sua pele:

Ultrassom microfocado para redução de flacidez: saiba como funciona!

4. Bioestimuladores de colágeno

Os bioestimuladores de colágeno são substâncias injetadas abaixo da pele que provocam uma reação inflamatória e, em consequência, estimulam novas fibras de colágeno, favorecendo a elasticidade e o tônus da pele.

Assim, esse procedimento possibilita a melhorara da qualidade e a textura da pele, combatendo os sinais do envelhecimento e a flacidez na face e no corpo.  Os resultados são observados de forma gradual e podem durar até 2 anos.

5. Skinbooster

O skinbooster (ou a hidratação injetável) é a reposição de ácido hialurônico e de colágeno, que são perdidos durante o processo de envelhecimento.

Os resultados podem ser notados já na primeira sessão, porém são recomendadas três sessões, com intervalos de 15 dias entre elas.

6. Radiofrequência 

A radiofrequência é um dos procedimentos mais escolhidos por profissionais e pacientes, tanto pela sua eficácia quanto pela versatilidade, já que pode tratar:

  • Flacidez da pele (flacidez tissular).
  • Rugas.
  • Linhas de expressão.
  • Contorno corporal
  • Celulite.
  • Fibroses e cicatrizes.

A radiofrequência promove a chamada neocolagênese por meio da emissão de calor no local de aplicação. Essa elevação da temperatura é feita de forma controlada, conforme o local que se queira tratar e a sensibilidade de cada paciente.

Em geral, são indicadas de 4 a 10 sessões para pacientes que buscam reduzir a flacidez, com intervalos de 15 dias entre as sessões.  

Além de estimular a síntese de colágeno, aumento da vascularização na região, a radiofrequência pode ser usada para tratamento de gordura localizada.

Conheça em mais detalhes sobre como funciona a radiofrequência para redução de gordura:

 Radiofrequência para redução de gordura: saiba como funciona

Tratamento certo para reduzir a flacidez é na Clínica Kédima Nassif!

Agora que você já sabe como estimular o colágeno pode reduzir a flacidez, é hora de buscar a melhor opção para seu caso. E, nesse sentido, contar com o auxílio de um especialista faz toda diferença.

A Clínica Kédima Nassif oferece o melhor em dermatologia estética, com cuidados tanto para o seu corpo, quanto para sua pele e seus cabelos.

Se você está na região de Belo Horizonte, agende agora mesmo uma avaliação. Contamos com um time de profissionais multidisciplinares, em um ambiente elegante e acolhedor.