BLOG

como funciona a regeneração capilar completa

TRICOLOGIA

Descubra como funciona a regeneração capilar completa

Apesar dos salões de beleza também usarem esse termo para se referir a alguns de seus procedimentos, a regeneração capilar completa, feita por dermatologistas, se trata de um tratamento médico, que visa combater principalmente a queda de cabelo.

Esse procedimento, realizado pelo especialista em tricologia – área da dermatologia dedicada à saúde do cabelo e couro cabeludo – tem o objetivo de estimular os folículos e as células produtoras de cabelo, através do uso de substâncias, medicamentos e fatores de crescimento.

Neste artigo você vai descobrir como funciona a regeneração capilar completa e saber se você também pode se beneficiar desse tratamento tão promissor! 

Como funciona a regeneração capilar?

O tratamento de regeneração capilar é feito através da combinação das mais modernas técnicas de tratamento para a calvície, visando otimizar seus efeitos, em busca dos melhores resultados.

Com essa terapia, muitos pacientes experimentam uma redução ou mesmo a interrupção da queda de cabelo, bem como um aumento no volume dos fios.

Confira abaixo as etapas do procedimento:

1. Avaliação 

O primeiro passo – como não poderia deixar de ser – é a avaliação médica com o dermatologista.

Existem diversas causas para a queda de cabelo. E é somente a partir dessa avaliação que o médico poderá verificar a origem de sua queda, bem como o estágio em que se encontra, para então poder indicar ou não esse tipo de terapia capilar.

Veja também:

Por que meu cabelo cai? Entenda os motivos!

2. Diagnóstico

Para definir o diagnóstico, o especialista em tricologia realiza uma avaliação completa do cabelo e do couro cabeludo, através da anamnese e do exame de tricoscopia digital. 

Essa avaliação é importante tanto para o diagnóstico inicial da patologia capilar quanto para o acompanhamento da evolução do tratamento e da resposta do paciente.

O exame é feito por meio de um aparelho chamado de videodermatoscópio, que realiza um aumento de 20 a 70 vezes da região examinada, permitindo uma avaliação minuciosa tanto dos fios quanto do couro cabeludo.

Essa avaliação é importante inclusive para definição do número de sessões que serão necessárias para cada paciente, de acordo com o quadro verificado. 

3. Tratamento

O tratamento de regeneração capilar é realizado em consultório, juntamente com a prescrição de terapias para serem seguidas em domicílio.

O método de tratamento consiste na aplicação de medicamentos e fatores de crescimento diretamente no couro cabeludo, visando uma melhor absorção pelo bulbo capilar e pelos vasos sanguíneos da região, a fim de otimizar a ação dessas substâncias.

Além disso, também são observados aspectos nutricionais e hormonais do paciente, que podem estar influenciando a saúde dos cabelos.

Por isso, esse tratamento é feito de forma absolutamente individualizada, buscando atender às necessidades específicas de cada paciente, inclusive levando em conta o estágio em que se encontra a patologia capilar apresentada.

A regeneração capilar pode ser combinada com outros métodos de tratamento, como o microagulhamento, visando melhores resultados, maior estímulo ao crescimento dos fios e interrupção da queda.

4. Manutenção

Outra parte importante do tratamento é o acompanhamento da evolução do quadro e da resposta do paciente às terapias propostas.

Essa etapa é essencial para que sejam feitos ajustes na terapêutica prescrita, inclusive o número de sessões inicialmente prescritas, bem como para manutenção dos resultados obtidos.

Veja também:

É possível evitar a queda de cabelo?

Os benefícios da regeneração capilar para a calvície

O tratamento de regeneração capilar traz inúmeros benefícios para pacientes com calvície. Confira abaixo alguns deles: 

  • Combinação de tratamentos, visando otimização dos resultados. 
  • Melhor absorção de medicamentos, substâncias e nutrientes pelo couro cabeludo, através da intradermoterapia.
  • Ação mais efetiva no controle da queda.
  • Regeneração capilar e aumento de volume.

Mais uma vez, é importante lembrar que cada caso tem suas particularidades, e os resultados obtidos vão variar de acordo com o quadro e as características apresentadas por cada paciente, bem como do estágio em que a calvície se encontra.

Regeneração capilar: tudo começa com o dermatologista!

Neste artigo você conheceu o que é a regeneração capilar completa, como o tratamento é feito e quais os seus principais benefícios no combate à queda de cabelo.

Caso este seja seu caso e você esteja em busca de formas de combater sua queda de cabelo, este tratamento é uma opção que vale a pena ser considerada, mesmo que você já tenha tentado outras terapêuticas e não tenha ficado satisfeito com o resultado.

Como dissemos, o ideal é que você procure o dermatologista, de preferência especializado em tricologia, para uma avaliação do quadro e indicação melhor conduta pro seu caso específico. 

Em Belo Horizonte, você pode contar com a Clínica Kédima Nassif para analisar e indicar o tratamento mais eficaz para sua patologia capilar. Dispomos dos recursos, técnicas e equipamentos mais modernos, além de profissionais altamente especializados.

Agende online sua avaliação e venha cuidar da saúde do seu cabelo conosco!