BLOG

Mesoterapia Capilar

TRICOLOGIA

Conheça os benefícios da mesoterapia capilar para tratar a calvície

A mesoterapia capilar, também chamada de intradermoterapia capilar, traz muitos benefícios para combater as principais causas de queda de cabelo, inclusive a calvície. O tratamento consiste na aplicação de medicamentos e substâncias diretamente no couro cabeludo.

O método visa uma melhor penetração e absorção nas regiões tratadas, estimulando o crescimento dos fios. A aplicação também pode ser combinada com a técnica de microagulhamento, para resultados ainda mais satisfatórios. 

Quer conhecer os benefícios da mesoterapia capilar para tratar a calvície? Acompanhe o artigo!

O que é mesoterapia capilar e quais os benefícios?

Como dito anteriormente, no tratamento clínico da mesoterapia capilar, os medicamentos e substâncias são injetados diretamente no couro cabeludo.

O objetivo da aplicação – com seringas ou microagulhas – é ultrapassar a epiderme (camada mais superficial da nossa pele), para que uma maior quantidade de medicação ou nutrientes chegue às camadas mais profundas e tragam melhores resultados. 

Dessa forma, a mesoterapia capilar é uma ótima alternativa para quem busca um tratamento eficaz para a queda de cabelo, pois substâncias que antes eram usadas por via oral ou aplicadas sobre o couro cabeludo, têm seus resultados potencializados com esse método.

O procedimento é rápido, levando cerca de meia hora, e a indicação geral é de que sejam feitas ao menos seis sessões para obtenção de bons resultados. 

A recuperação do procedimento é, normalmente, tranquila. Como únicos cuidados, no dia da aplicação é recomendado evitar atividades físicas ou exposição ao sol, assim como lavar os cabelos.

Veja também!

É possível evitar a queda de cabelo?

A mesoterapia capilar para tratar a calvície

Da mesma forma, o procedimento de mesoterapia para tratar a calvície se inicia com a avaliação do couro cabeludo pelo dermatologista, para identificação precisa da patologia capilar do paciente.

Após essa avaliação, é feita a indicação de quantas sessões são necessárias para que os efeitos surjam, bem como as substâncias que serão utilizadas – separadamente ou combinadas.

Normalmente, é recomendado o intervalo de 30 dias entre uma sessão e outra.

É importante lembrar que, como se trata de uma causa genética, a mesoterapia capilar não tem o objetivo de curar a calvície, mas pode ser bastante eficaz para retardar a progressão da queda. 

Para tratamento da calvície, a mesoterapia tem os objetivos de:

  • Melhorar a circulação sanguínea no local, o que leva mais nutrientes para os bulbos capilares.
  • Aumento do tempo da fase anágena dos fios (período de crescimento do cabelo).
  • Inibir a enzima 5-alfa-redutase, que age na produção do DHT (diidrotestosterona), sendo esse o hormônio o principal responsável pela calvície genética.

Saiba mais!

Conheça 5 tratamentos para a calvície genética

Principais dúvidas sobre a mesoterapia

Apesar de ser um procedimento seguro e confortável – quando realizado por profissional especializado – a mesoterapia ainda gera algumas dúvidas.

Confira as principais:

1. Quais tipos de substâncias são aplicadas

Existem inúmeras possibilidades de aplicações que podem ser feitas através da mesoterapia, desde medicações, como finasterida, dutasterida e minoxidil, passando por vitaminas, como biotina e D Pantenol, até a aplicação de substâncias antiinflamatórias.

Veja também!

Conheça os benefícios da terapia capilar

2. O que será aplicado em mim?

A escolha das substâncias que serão utilizadas em seu caso vai depender totalmente da causa da sua queda de cabelo.

Neste sentido, é fundamental que o paciente passe por uma avaliação específica do seu couro cabeludo, de preferência com um exame de tricoscopia, para que o dermatologista entenda o quadro e indique o tratamento.

Vale citar que pode ser indicada uma única substância, como uma combinação delas, visando melhores resultados.

Veja também!

Por que meu cabelo cai? Entenda os motivos!

3. O procedimento dói?

A fim de minimizar qualquer incômodo, o procedimento é feito com uma microagulha e, além disso, é aplicado um anestésico local.

Dessa forma, o procedimento se torna bastante confortável para o paciente.

Veja também!

MMP Capilar: como funciona e quais os benefícios

4. Quais os benefícios deste procedimento?

A mesoterapia pode diminuir a queda de cabelo, acelerar o crescimento capilar e aumentar a densidade dos fios.

Com o uso das vitaminas e substâncias antiinflamatórias, o procedimento contribui também para melhorar a saúde e a qualidade dos fios de maneira geral.

Mesoterapia: dê o primeiro passo!

Neste artigo você conferiu o quanto a mesoterapia capilar pode ser relevante no tratamento da calvície e queda de cabelo, deixando os fios mais bonitos e saudáveis.

No entanto, é necessário dar o primeiro passo fundamental: procurar a ajuda de um especialista. Sem a avaliação do dermatologista, não é possível ter um diagnóstico e, consequentemente, a indicação do melhor tipo de tratamento para o seu quadro. 

Em Belo Horizonte, você pode contar com a Clínica Kédima Nassif para te auxiliar no tratamento da calvície. Somos especialistas em tricologia, área da dermatologia responsável pelos cuidados com a saúde dos cabelos e couro cabeludo.

Caso você queira prevenir ou tratar a queda de cabelo e todos os tipos de patologias capilares, agende online seu atendimento e venha se cuidar conosco!