Como retardar o envelhecimento da pele?

DERMATOLOGIA

Como retardar o envelhecimento da pele?

Não tem como fugir! Nossa pele vai mudando conforme a nossa idade e sinais do envelhecimento aparecem mais cedo ou mais tarde.

Mas calma! Dá para retardar o processo fazendo algumas alterações nos hábitos que serão essenciais para manutenção da vitalidade da pele.

Neste artigo, traremos dicas de como desacelerar o envelhecimento da pele e, de quebra, melhorar sua qualidade de vida.

 

O que é o envelhecimento da pele?

O envelhecimento é um processo natural. Na nossa pele, a renovação celular começa a desacelerar a partir dos 25, assim como a produção de colágeno e elastina. O corpo também começa a perder tecido fibroso e células somáticas, que não são repostas. 

Por causa dessas perdas e da redução da renovação celular, a pele perde volume e densidade, e assim,  linhas de expressão, rugas, poros dilatados e manchas começam a aparecer.

Aos 50, essa queda é ainda mais brusca, e os sinais ficam ainda mais aparentes. Os principais indícios do envelhecimento são:

 

  • Linhas de expressão aparentes;
  • Aumento/aparecimento das rugas, tanto das dinâmicas quanto das estáticas;
  • Perda de volume em áreas como bochechas e olhos;
  • Ressecamento da pele (principalmente devido a perda de ácido hialurônico);
  • Flacidez em regiões como boca e papada.

 

Estimular o colágeno pode reduzir a flacidez? Descubra clicando aqui.

 

Mas só a partir dos 50, certo?

Não, a pele pode começar a envelhecer antecipadamente. O chamado envelhecimento precoce ocorre por diversos fatores, como: 

 

  • Condição genética e hormônios;
  • Hábitos ruins;
  • Poluição;
  • Estresse;
  • Sedentarismo;
  • Alimentação inadequada.

 

Acha que a pandemia acelerou o processo de envelhecimento? Saiba que existem motivos para isso!

 

E como você pode retardar o envelhecimento da pele?

Você pode adotar hábitos preventivos e, de quebra, aumentar a sua qualidade de vida. Confira a seguir dicas para retardar o envelhecimento da pele:

 

1. Alimente-se melhor

A pele necessita de alimentos que incentivem a renovação celular, a hidratação e a produção de colágeno

Assim, dê preferência a alimentos com fibras, proteínas, vitamina C e carotenóides, por exemplo. Também invista em produtos com antioxidantes, selênio e zinco

Além disso, reduza o consumo de farinhas brancas, açúcares, embutidos, gorduras trans e alto teor de sódio.

2. Regule seu sono e controle o estresse

Grande parte da renovação celular ocorre durante o sono. Dormir também ajuda o corpo a controlar o cortisol, substância que compromete nosso sistema imunológico e abre caminho para o envelhecimento precoce.  

E sabe qual a maior causa da liberação de cortisol? O estresse! Então faça o possível para ter uma rotina com menos estresse. Seu corpo agradece!

Estar em constante estado de tensão desequilibra várias funções do nosso organismo, facilitando a perda de hidratação e provocando uma redução da elastina e do colágeno.

 

3. Pratique atividades físicas

Um ótimo jeito de controlar o estresse é a prática de exercícios. Além disso, movimentar-se ajuda no controle da gordura corporal, tonifica os músculos e estimula a renovação celular.

 

4. Mais água, menos álcool

A água é central na renovação celular. Já o álcool inativa a ação do hormônio chamado ADH (antidiurético), que auxilia no controle da água em nosso organismo. O ideal é reduzir o consumo de álcool e beber no mínimo 2 litros de água diariamente.

 

💡Aproveite para largar o cigarro de vez. Fumar deixa seu organismo em contato com substâncias nocivas, além de aumentar as rugas ao redor da boca, por exemplo. 

 

5. Escolha os produtos certos

Sua necessaire deve contar  com produtos que contenham ácido hialurônico, vitamina C, antioxidantes e — por que não? antiaging. E nada de esquecer o protetor solar! Ele  deve ter FPS maior do que 30 e deve ser reaplicado a cada duas horas. 

 

Seu corretivo craquela? Aqui está a solução para a maquiagem perfeita!

 

6. Invista nos protocolos certos

Existem procedimentos que são extremamente eficazes no tratamento e na prevenção do envelhecimento. Conheça alguns:

 

  • Bioestimuladores de colágeno: os Bioestimuladores cutâneos, como Sculptra® e Radiesse®, são tratamentos injetáveis de colágeno, que trazem mais firmeza e melhoram o tônus das áreas tratadas. Por serem feitos de substâncias biocompatíveis, não geram rejeição, sendo absorvidos pela pele, trazendo ótimos resultados.
  • Profhilo :  composto 100% de ácido hialurônico ultrapuro, quando injetado na pele, promove a bioremodelação e regeneração dos tecidos, melhorando a qualidade da pele, retardando o processo do envelhecimento e flacidez. 
  • Laser Fracionado não-ablativo : sua tecnologia laser penetra as camadas mais profundas da pele, estimulando a produção de colágeno e a renovação celular. 
  • Fios PDO: utilizando estruturas de materiais biocompatíveis, as linhas absorvíveis são inseridas em áreas que precisam de sustentação, oferecendo um efeito de lifting.
  • Toxina Botulínica: é uma substância que paralisa os músculos da fase, impedindo a formação das rugas. Pode ser utilizado tanto no tratamento quanto na prevenção de sinais de envelhecimento.  
  • Liftera: ultrassom microfocado digital para lift de colágeno indolor e com pós imediato. Ideal para quem busca ficar livre da flacidez no rosto, linhas de expressão, bigode chines e efeito bouldogue. Sabe tudo que a toxina botulínica não dá conta? O Liftera dá!

 

Rejuvenescimento é na Clínica Kédima Nassif

Envelhecer é um processo natural. Com cuidado, pode ser uma fase muito gostosa, onde você vai poder alcançar sua melhor versão. 

A melhor maneira de encontrar as dicas exatas para a sua pele é consultando o dermatologista. Esse profissional vai te auxiliar em todos os passos e cuidados para que tenha uma pele bonita e saudável! 

Na Clínica Kedima Nassif, nós prezamos pelo profissionalismo e pela segurança de nossos pacientes. Se você está em Belo Horizonte e região, agende hoje mesmo uma consulta com um de nossos especialistas! 

 

QUERO CONHECER MINHA MELHOR VERSÃO! 


[fbcomments count="off" num="3" countmsg="wonderful comments!"]