BLOG

Como funciona e quanto custa a terapia capilar?

TRICOLOGIA

Como funciona e qual o valor de uma terapia capilar?

A terapia capilar é tida como uma evolução no tratamento e na manutenção da saúde dos cabelos.

Durante muito tempo, a preocupação foi apenas com os fios de cabelo. No entanto, há alguns anos vem se tornando consenso que boa parte dos problemas capilares não têm origem nos fios, mas sim no couro cabeludo.

A terapia capilar é um conjunto de técnicas e procedimentos, com uso de produtos, medicamentos e aparelhos especiais, com o objetivo de prevenir ou tratar diversos problemas que comprometem a saúde do cabelo, tanto no couro cabeludo (caspa, seborreia, coceiras) quanto na própria fibra do cabelo (quebra, afinamento, má nutrição).

Daí você deve estar pensando: ok, muito bom, mas como funciona e quanto custa a terapia capilar?

Neste artigo, você vai conhecer um pouco mais sobre essa nova forma de cuidar dos cabelos e os valores dos tratamentos.

Terapia capilar: como funciona

Ao perceber qualquer tipo de anormalidade no couro cabeludo ou nos próprios fios de cabelo, como as já mencionadas acima, a indicação é procurar um dermatologista especializado em tricologia, que é a área dedicada exclusivamente à saúde capilar.

A avaliação é feita através da chamada tricoscopia; um exame que faz a análise completa do couro capilar e dos fios, com a ajuda do videodermatoscópio, que é um aparelho que permite ampliar a imagem em até 200 vezes. Trata-se de um exame rápido e indolor, feito no próprio consultório.

terapia capilar

É através dessa avaliação que o dermatologista poderá entender as causas do problema e indicar o melhor tratamento, seja por meio de produtos ou de procedimentos, tanto isolados quanto combinados entre si.

A terapia capilar abrange diversos tipos de tratamentos. Conheça alguns:

Intradermoterapia capilar

A intradermoterapia capilar é um tratamento clínico que consiste na aplicação de medicamentos ou de substâncias específicas diretamente no couro cabeludo.

Também conhecido como MMP (microinfusão de medicamentos na pele), o método auxilia na nutrição e fortalecimento dos fios, reduzindo a quebra, pois permite a melhora da circulação sanguínea e o fortalecimento dos bulbos capilares.

Este procedimento pode ser associado ao microagulhamento, com resultados ainda mais interessantes.

Veja também!

É possível evitar a queda de cabelo?

Detox de couro cabeludo

Diversos procedimentos capilares e produtos usados de forma inadequada podem acabar deixando resíduos no couro cabeludo, mesmo com o passar do tempo e após diversas lavagens.

O detox de couro cabeludo objetiva a limpeza e a desobstrução  por meio de uma limpeza profunda do couro cabeludo, além de também favorecer a circulação sanguínea e melhorar o crescimento dos fios de forma mais saudável. 

Veja também!

Por que meu cabelo cai?

Fototerapia com LED

Os tratamentos através do uso de LED costumam trazer um efeito antiinflamatório ao couro cabeludo, com melhora da irrigação sanguínea local, contribuindo para criar um ambiente mais favorável para o folículo piloso.

Essa ação se dá pelo fato de que o LED, aumentando o aporte de oxigênio e de nutrientes, favorece um crescimento mais saudável dos fios, além de contribuir para uma melhor absorção, pelo couro cabeludo, de produtos ou medicamentos utilizados.

Veja também!

O que é bom para fazer nascer cabelo?

Tratamento de haste 

Com técnicas naturais que não agridem os fios, o tratamento de haste visa a reposição de vitaminas, aminoácidos e de outras substâncias fundamentais para a saúde dos fios.

Esse tratamento atua na remoção de camadas de células mortas e da oleosidade em excesso, que podem provocar a má nutrição, a queda ou quebra dos fios.

Saiba mais!

Como tratar a calvície feminina

Corticóide intralesional

O tratamento de corticóide intralesional funciona por meio da aplicação de corticóides diretamente nas áreas afetadas por patologias, como, por exemplo, a alopecia areata, alopecia frontal fibrosante, lúpus eritematoso discóide, entre outras.

A ação dos corticóides – medicamentos muito utilizados para várias condições médicas – reproduz o efeito do cortisol, que desempenha funções metabólicas cicatrizantes e imunológicas. 

Veja também!

Calvície (alopecia androgenética): as causas e como contornar

Microagulhamento

O tratamento por microagulhamento é feito através do uso de microagulhas que penetram na pele do couro cabeludo

O objetivo desse procedimento é gerar pequenos furinhos ao longo do couro cabeludo, visando aumentar a vasodilatação e a proliferação das células na raiz do cabelo

O microagulhamento também é utilizado para microinfusão de medicamentos e substâncias que estimulam o crescimento de novos fios.

antes e depois terapia capilar

Laser 1550nm

O Laser 1550nm age diretamente no ciclo capilar, estimulando os fios a entrarem na fase de crescimento – denominada fase anágena – de forma mais precoce. 

O tratamento também melhora a firmeza dos fios, aumenta o volume, além de estimular e nutrir o bulbo capilar. Este é considerado um dos tratamentos mais eficazes e seguros.

Luzes de baixa intensidade

As luzes de baixa intensidade funcionam por meio da fotobioestimulação, o que promove a estimulação do crescimento dos pelos de forma segura.

A fotobioestimulação ou fotobiomodulação aumenta a atividade celular sem causar danos à estrutura do couro cabeludo. 

Leia também!
O que é bom para fazer nascer cabelo?

Quanto custa a terapia capilar?

Os custos do tratamento e o número de sessões dependem do tipo de terapia e do diagnóstico feito pelo dermatologista. A terapia capilar funciona como um processo, que é dividido em etapas, com sessões semanais, quinzenais ou mensais.

Para que sejam atingidos os resultados esperados, é preciso manter a regularidade nas sessões, assim como seguir corretamente em casa os cuidados recomendados pelo profissional (home care).

Em geral, os valores variam de R$150,0000 a R$500,00 por sessão e isso está diretamente ligado aos procedimentos propostos e aos tipos de aparelhos utilizados.

Mas é importante avaliar o custo-benefício de realizar um tratamento que pode resolver de uma vez uma condição que talvez se mantivesse ao longo do tempo, gerando mais gastos com outros tratamentos ineficazes. 

Já a duração do tratamento está diretamente ligada ao tipo de problema apresentado, a gravidade do quadro, o estilo de vida da pessoa e seu grau de adesão ao tratamento, tanto no comparecimento aos atendimentos quanto à manutenção dos cuidados em casa. 

Para uma maior eficácia, alguns métodos podem ser combinados. A duração mínima para o tratamento é de 3 meses, obedecendo ao tempo de renovação do ciclo capilar.

Terapia capilar – procure o dermatologista

Neste artigo você conheceu como funciona e quanto custa a terapia capilar. Como você pôde ver, a medicina estética dermatológica oferece hoje inúmeros recursos para o tratamento de praticamente todos os tipos de condições que afetam a saúde dos fios e do couro cabeludo.

Mas apesar de todas essas possibilidades de tratamento, o passo mais importante quem dá é você, ao procurar o dermatologista para avaliar o seu quadro.

As possibilidades de tratamento e os resultados obtidos estão diretamente ligados ao momento em que os cuidados são iniciados. Caso você deixe um determinado quadro avançar, os possíveis benefícios vão se reduzindo progressivamente ou podem precisar de mais tempo para serem resolvidos.

————————–

A Clínica Kédima Nassif é especializada em tricologia – área dedicada exclusivamente à saúde capilar – e oferece a seus pacientes os melhores e mais modernos recursos, em busca dos resultados mais seguros e eficazes.

Se você está em Belo Horizonte, agende online seu atendimento e venha cuidar da saúde dos seus cabelos conosco!