BLOG

Como escolher dermatologista para tratar o cabelo?

TRICOLOGIA

Como escolher dermatologista para tratar o cabelo?

Muitas pessoas acreditam que os(as) dermatologistas agem apenas em problemas de pele, mas, na verdade, eles(as) são especialistas em cabelos e pelos, pele e unha, diagnosticando, tratando e prevenindo problemas que os acometem. 

Assim, se você está percebendo sinais de problemas como calvície, queda de cabelo, danos químicos, dermatites no couro cabeludo, psoríase ou outros, o dermatologista será o seu médico de referência.

Porém, fica a dúvida: como escolher dermatologista para tratar o cabelo? O que você deve levar em conta na hora de decidir quem vai cuidar e acompanhar seus fios e o couro cabeludo?

É sobre isso que falaremos neste artigo!

Como escolher dermatologista para tratar o cabelo?

Em princípio, todo(a) dermatologista está apto a tratar os problemas relacionados à saúde dos cabelos e do couro cabeludo.

No entanto, muitos(as) dermatologistas escolhem nichos específicos da dermatologia para se especializarem, e aqueles que se especializam nos problemas que afetam os cabelos são os tricologistas

Ao optarem por ter o foco de seu trabalho nessa área específica, esses(as) profissionais costumam se manter mais atualizados na área, conhecendo novas técnicas, produtos e procedimentos.

Então como escolher um(a) tricologista? 

Uma das formas são as indicações de pessoas de sua confiança, que já se consultaram com esse tipo de profissional, gostaram dos resultados e possam te recomendar.

Como nem sempre isso é possível, listamos a seguir 5 pontos importantes para se avaliar ao escolher um dermatologista para tratar o cabelo.

1. A formação e a experiência

Uma avaliação que você pode fazer aí da sua casa, pela internet: avalie o currículo do profissional e seu histórico profissional. Antes de mais nada, é fundamental que o tricologista seja graduado em dermatologia e que faça parte tanto da Sociedade Brasileira de Dermatologia quanto do Conselho Regional de Medicina do seu estado.

Caso essa informação esteja acessível (na internet ou em suas redes sociais), verifique onde o médico estudou e qual a sua experiência com tratamentos capilares.

Saiba tudo sobre calvície, seus sintomas e quais são os melhores tratamentos:

Calvície (alopecia androgenética): o que causa e como contornar?

2. A qualidade técnica

Nem sempre é possível fazer essa análise, mas caso o(a) profissional pretendido(a) tenha presença digital e divulgue sua atuação e seus serviços em seus canais digitais, é possível a você avaliar a variedade de tratamentos e procedimentos que ele(a) realiza e recomenda, e quão atualizado(a) está quanto às técnicas e abordagens.

Os(as) melhores profissionais geralmente transmitem informações de valor pelos seus canais de comunicação e, mesmo que você não seja um especialista no assunto, poderá perceber o domínio que ele tem sobre o tema.

Descubra os melhores recursos disponíveis contra a queda de cabelo, especialmente a calvície. Basta clicar na imagem para baixar gratuitamente:Estou ficando careca. O que fazer?

3. A estrutura da clínica

Além de checar a formação, a experiência e as qualidades técnicas do profissional que cuidará de você, também é importante estar atento ao local onde você será atendido e onde, possivelmente, realizará procedimentos e tratamentos.

Afinal, não é por se tratar de cuidados com o cabelo e o couro cabeludo que deixará de ser um tratamento de saúde.

Clínica Kédima Nassif

Assegure-se de que você estará num local que, além de ser confortável e agradável, também é bem equipado com equipamentos modernos e dispõe dos recursos necessários para seu tratamento.

Além disso, verifique se a clínica é cuidadosa em relação às condições sanitárias, de higiene e segue os protocolos de segurança exigidos em tempos de pandemia.

4. O atendimento

Além de tudo o que vimos até aqui, saber que será bem atendido é fundamental. Em alguns casos, a depender do tipo de problema que motiva alguém a procurar ajuda médica, essa pessoa pode estar se sentindo constrangida ou receosa, e nessa hora, atenção e acolhimento são fundamentais, tanto por parte dos funcionários da clínica quanto – principalmente – pelo(a) médico(a).

Não é raro que pacientes deixem de visitar médicos tecnicamente qualificados porque não gostaram da forma como foram atendidos.

Assim, procure informações sobre o atendimento do tricologista e de sua equipe como um todo: o ideal é que você se sinta confortável, seguro e tenha suas dúvidas respondidas de maneira satisfatória.

5. O acompanhamento

Além de um bom atendimento durante as consultas e procedimentos, os tratamentos capilares em geral são cuidados de longo prazo, e a continuidade desse bom atendimento é fundamental para que os resultados sejam os melhores possíveis.

Certifique-se de que o profissional e sua equipe se preocupam em te dar todas as informações que você precisa, de forma clara e descomplicada, para que você saiba quais são os próximos passos que precisará dar, mesmo fora do consultório.

Boa parte dos tratamentos capilares é feita pelo(a) próprio(a) paciente, mantendo em casa os cuidados orientados. Nesse sentido, poder contar com um acompanhamento adequado do seu tricologista e de sua equipe pode fazer toda diferença.

Neste artigo a gente te mostra mais motivos que explicam por que você deveria escolher um tricologista para cuidar dos seus cabelos:

Tricologia: por que escolher um dermatologista especialista em cabelo?

Onde encontrar dermatologista especialista em cabelo Belo Horizonte?

Temos certeza de que, seguindo nossas dicas, é bem provável que você encontre um profissional preparado e atencioso, que dará a máxima atenção a seu caso e vai trazer os melhores resultados.

Como dissemos, todo(a) dermatologia está habilitado(a) a cuidar dos problemas do cabelo e do couro cabeludo, mas ao contar com um tricologista, você estará aos cuidados de um especialista que focou sua carreira especificamente nessa área.

Se você está em Belo Horizonte ou região, você pode contar com toda a estrutura da Clínica Kédima Nassif. Somos especializados em tricologia e dispomos do que há de mais atual em recursos e tratamentos para os diversos problemas capilares.

Agende online agora mesmo seu atendimento, pelo celular, computador ou tablet, e venha cuidar dos seus cabelos conosco!