BLOG

Como é feito o tratamento para a calvície?

Calvície

Como é feito o tratamento para a calvície?

Diferentemente de outros tipos de queda de cabelo, a calvície (ou alopecia) é um quadro genético, relacionado a fatores hormonais, que atinge mulheres e – principalmente – os homens.

O primeiro passo quando você começa a perceber um aumento na queda do cabelo, redução do volume e o início de falhas na cobertura do couro cabeludo, é procurar um médico especialista. Ele irá ajudar a evitar a progressão da queda e a perda total do folículo capilar, o que tornaria o quadro irreversível.

O(a) dermatologista especializado(a) em tricologia é o(a) profissional que cuida dos problemas relacionados ao cabelo e ao couro cabeludo, indicando os melhores tratamentos em relação à calvície e outras doenças relacionadas ao couro cabeludo.

Neste artigo você vai conhecer como é feito o tratamento para a calvície e qual técnica pode ser melhor para o seu caso.

Boa leitura!

Como é o tratamento para a calvície?

Os tratamentos para a calvície podem consistir em diferentes métodos, utilizados isoladamente ou em conjunto, a depender do quadro específico do paciente. Por isso, o primeiro passo para qualquer abordagem é a consulta médica. 

Conheça agora alguns tratamentos utilizados para a calvície.

1. Tratamentos tópicos

Uma das principais linhas de tratamento utilizadas pelos(as) dermatologistas para prevenir, interromper ou, em alguns casos, até reverter as quedas de cabelo de origem genética é a aplicação de loções, cremes e pomadas diretamente no couro cabeludo.

Uma das medicações mais utilizadas para esse fim é o minoxidil. Essa substância age prolongando a duração da fase anágena dos fios, que é o período em que os cabelos estão se desenvolvendo e crescendo.

Uma novidade no mercado hoje é a versão em comprimidos do minoxidil, já que algumas pessoas se incomodam com a aplicação tópica da medicação.

Mais uma vez, é importante ressaltar a importância de sempre consultar um(a) especialista, para que ele avalie seu caso e defina se esse tipo de tratamento é a melhor opção para você. Esse cuidado evita riscos e despesas desnecessárias, além de favorecer um melhor resultado.

2. Tratamentos orais

Medicamentos como finasterida, dutasterida e a espironolactona podem ajudar a controlar a produção do hormônio DHT (diidrotestosterona), que está presente tanto em homens quanto em mulheres, e que pode levar à perda definitiva de cabelo em pessoas mais sensíveis à sua ação.

Esses medicamentos inibem a produção desse hormônio, ajudando assim, na redução da queda de cabelo.

Em geral, a finasterida e a dutasterida costumam ser mais recomendadas para o uso pelos homens, enquanto a espironolactona é mais utilizada no tratamento da calvície feminina. No entanto, como se tratam de medicações que podem trazer efeitos colaterais, o uso seguro e eficaz deve ser definido pelo dermatologista.

Entenda como e por que a ação do hormônio DHT leva à queda de cabelo e o que fazer para controlá-lo:

Calvície: como controlar a produção do DHT

3. Tratamentos clínicos

Os tratamentos clínicos são hoje uma das principais alternativas para o tratamento da calvície de origem genética. Tanto como agentes principais quanto potencializando outras formas de tratamento, como as de uso tópico.

Com o uso de modernas tecnologias, com diferentes formas de ação, o(a) tricologista hoje tem à sua disposição, para oferecer a seus pacientes, uma ampla gama de equipamentos e substâncias, que podem fazer toda diferença nos resultados.

Procedimentos com o uso de lasers, LEDs, luzes de baixa intensidade, microagulhamento com infusão de medicamentos, dentre muitos outros, são hoje uma realidade dentro dos consultórios, e têm mostrado resultados bastante eficazes no tratamento para a calvície.

4. Mudança de hábitos.

Às vezes, algumas pequenas mudanças de comportamento já podem diminuir a queda de cabelo. Tabagismo, estresse, deficiência de nutrientes, inflamações e o uso de alguns tipos de medicamentos podem ser motivos para a queda de cabelo em excesso.

Mais uma vez, converse com o(a) dermatologista para que ele(a) avalie sua rotina de cuidados com os cabelos e possa te orientar sobre como cuidar melhor dos fios no dia a dia.

Começar a alterar ou abandonar alguns desses hábitos já pode proporcionar uma mudança significativa na queda de cabelo.

Quer conhecer em mais detalhes os tratamentos clínicos mais usados para combater a calvície? Então confira este artigo do nosso Blog:

5 tratamentos para a calvície genética

Quanto tempo dura o tratamento para calvície?

Os vários tratamentos citados neste artigo podem, sim, ajudar o cabelo a voltar a crescer e diminuir as quedas.

No entanto, por se tratar de uma tendência genética da pessoa, que não pode ser mudada, os cuidados para manutenção dos fios deverão ser sempre mantidos, para a conservação dos resultados.

Dentre todas as possibilidades de tratamento disponíveis hoje, a única que tem um resultado permanente é a cirurgia de transplante capilar. Como é feita a transposição de fios de regiões da cabeça não afetadas pela ação do hormônio DHT, esses fios transplantados não vão cair mais, mesmo com o passar do tempo.

Nosso compromisso é cuidar da saúde dos seus cabelos e também te ensinar a fazer isso no dia a dia. Por isso, lançamos um material completo, cheio de dicas e orientações sobre como combater a queda dos fios. Clique e baixe gratuitamente o seu e-book:

Estou ficando careca. O que devo fazer?

Estou ficando careca: o que devo fazer?

Tratamento para a calvície é na Clínica Kédima Nassif!

Neste artigo, você conheceu como é feito o tratamento para a calvície, com as diversas opções de abordagem disponíveis hoje nos consultórios dos(as) dermatologistas.

Mas o mais importante de tudo é você dar o primeiro passo: fazer sua avaliação com um especialista em cabelo. Só assim você poderá entender realmente o que está causando a queda do seu cabelo e quais são as opções disponíveis para tratar.

Se você está em Belo Horizonte ou região, pode contar com toda a estrutura da Clínica Kédima Nassif. Somos especializados em tricologia e dispomos do que há de mais atual em recursos e tratamentos para os diversos problemas capilares.

Agende online o seu atendimento e venha cuidar dos seus cabelos conosco!