DOENÇAS

Alopécia Areata

A doença: a alopecia areata ou pelada é uma das causas da perda de cabelos que estão relacionada ao fator autoimune, ou seja, ao ataque das próprias células de defesa contra os pelos do couro cabeludo e de qualquer região do corpo, que passam a ser reconhecidos como estranhos. Outras condições também podem se associar à doença, como diabetes do tipo 1 e as doenças da tireóide.
A Alopécia Areata acomete entre 1 a 2 % da população, sem predileção por sexo. 50% dos pacientes apresentam repilação espontânea, ou seja, o nascimento espontâneo dos fios que caíram, em até um ano. No entanto, cerca de 15 a 25% das pessoas podem ter a perda total dos pelos do corpo e couro cabeludo, devido à evolução da doença.

Como tratar? São diversas as opções de tratamento, que dependem da extensão da perda de pelos, da área acometida, da idade do paciente, do tempo de doença, entre outros. Só a avaliação de um dermatologista permitirá que o melhor tratamento seja instituído, aumentando as chances do nascimento de novos pelos.

TRATAMENTOS RELACIONADOS:

Fototerapia com UVA + psoraleno

SAIBA MAIS +