BLOG

DERMATOLOGIA

Psoríase – Mitos e Verdades

A Psoríase é uma doença crônica da pele que, apesar de ser muito comum, ainda é desconhecida por grande parte das pessoas. Pela falta de conhecimento sobre esta condição, os pacientes com Psoríase acabam sofrendo com dúvidas e preconceito. Vamos esclarecer alguns mitos e verdades sobre essa doença dermatológica?

-> “A psoríase é contagiosa”
MITO! A Psoríase não é contagiosa. Portanto, não é possível “pegar” a doença pelo ar, contato direto, saliva, toalhas e etc.

-> “O estresse pode agravar a Psoríase”
Verdade. Alguns fatores são agravantes da doença, entre eles o estresse físico e psicológico.

-> “A Psoríase tem cura”
MITO. Infelizmente a doença não tem cura, mas existem vários medicamentos para tratar e controlar a Psoríase.

-> “A Psoríase é genética”
Verdade. A doença tem como uma das principais causas o fator hereditário. No entanto, o histórico familiar não significa que a doença irá, indubitavelmente, se apresentar. Ela pode ou não surgir devido a outros fatores, mas a influência familiar é elevada.

-> “É possível prevenir a Psoríase”
Mito. Infelizmente, não é possível prever o surgimento da doença, já que as suas causas não estão claramente estabelecidas. No entanto, sabe-se que o fator emocional está diretamente ligado à doença, por isso, vale a pena tentar manter hábitos saudáveis e uma vida mais tranquila.

-> “Cremes hidratantes ajudam na cicatrização das lesões”
Verdade. Alguns cremes hidratantes potentes são importantes para evitar a descamação e as rachaduras das lesões que se formam com a doença.

Um dos principais tratamentos da Psoríase é a infusão de imunobiológicos, procedimento disponível na Clínica Kédima Nassif. Neste tratamento, os anticorpos modificados agem sobre determinadas proteínas, eliminando ou impedindo o crescimento de células anormais e controlando os sintomas da doença.