BLOG

DERMATOLOGIA

Botox X Preenchimento: qual escolher?

Botox ou Preenchimento? Você sabe qual a diferença entre esses procedimentos dermatológicos? Essa é uma das perguntas mais frequentes dos pacientes. Veja a função de cada um destes tratamentos:

Toxina Botulínica:
A toxina botulínica é uma substância produzida pela bactéria Clostridium botulinum, que visa paralisar temporariamente a ação muscular. Atualmente, a aplicação desta toxina possui diversas indicações, tanto de tratamento de doenças, como no rejuvenescimento da pele.
O Botox é uma ótima opção para tratar a hiperidrose (sudorese excessiva em mãos, pés e axilas e couro cabeludo), a enxaqueca crônica e o bruxismo. Na dermatologia estética, esta toxina pode ser aplicada nos músculos que formam as rugas dinâmicas da face, principalmente na testa, nas rugas periorais (em volta da boca), no pescoço e colo. Também é possível melhorar o posicionamento das sobrancelhas. O efeito do botox é temporário, durando em média de 4 a 6 meses, tempo que pode variar de acordo com cada região tratada.

Preenchimento
Diferente da aplicação da toxina botulínica, o preenchimento é um tratamento que visa sustentar, repor volume e melhorar o contorno facial ou corporal, por meio da aplicação de substâncias preenchedoras.
Os principais preenchedores utilizados são:

-> O Ácido Hialurônico: produzido pelo nosso organismo, esse agente vai diminuindo com o processo natural de envelhecimento. O ácido hialurônico oferece sustentação, volume e firmeza para a pele, melhorando o contorno facial e suavizando vincos profundos. Trata-se de uma ótima opção terapêutica para quem deseja dar volume às áreas do rosto, tais como lábios, olheiras e sulcos nasolabiais.

-> Ácido Polilático: é indicado para melhorar o contorno do rosto e a flacidez da pele. Além de preenchedor, esse ácido é também formador de colágeno, ou seja, ele promove a melhora gradual da qualidade da pele, prolongando os efeitos do tratamento. Pode ser feito no rosto, mãos e colo, para tratar sinais do envelhecimento e também em outras partes do corpo, como glúteos, coxas, braços e abdômen, contra a flacidez.

-> Hidroxiapatita de cálcio: trata-se de um componente orgânico presente no nosso organismo, que não oferece perigo de rejeição ou alergia. Este preenchedor também promove a produção de colágeno na pele, de forma gradual. O preenchimento com Radiesse é uma ótima opção para tratar mãos envelhecidas, que perderam volume ao longo dos anos.