BLOG

DERMATOLOGIA

Drug Delivery – A pedida certeira para o verão

Você sabe o que é #drugdelivery ? Em português, esse termo significa “entrega de medicamentos” e faz referência a um dos procedimentos dermatológicos mais realizados atualmente. O Drug Delivery visa facilitar a absorção de ativos, medicamentos e substâncias terapêuticas abaixo da pele, otimizando o tratamento de diversas queixas.

 

O que é exatamente o drug delivery?

O estrato córneo (camada mais superficial da pele) é a mais importante barreira e o limitante na penetração dos princípios ativos. Com o drug delivery provocamos a quebra da barreira da pele para maior penetração de ativos terapêuticos.

 

Como é feito?

Primeiramente, para realizar o Drug Delivery é preciso que haja um acesso no tecido cutâneo. Todo dispositivo que provoque uma perda da integridade da epiderme (primeira camada da pele) pode agir como um Drug Delivery, sendo que alguns são mais eficazes que outros, seja pela profundidade de penetração, pela associação de tecnologias e pela formação ou não de coagulação ao redor do canal.

Os métodos mais utilizados são o microagulhamento,  que provoca literalmente micro furos na pele, e a aplicação de lasers ou realização de peelings, que removem as camadas superiores cutâneas. Após essa etapa, é feita a aplicação manual dos ativos selecionados para tratamento da queixa do paciente.  

 

Os benefícios

Como os medicamentos são levados diretamente até as camadas mais profundas da pele, há uma maior absorção e poder de ação na área tratada, potencializando os resultados.  Veja os principais benefícios da técnica:

-> É um tratamento sem downtime, em que o paciente é liberado para suas atividades normais logo após o procedimento;

-> Além de maximizar a penetração dos ativos na pele dos pacientes, a técnica reduz o número de sessões necessárias;

-> O procedimento pode ser realizado em várias partes do corpo, na face e no couro cabeludo, sendo extremamente versátil

-> A técnica pode ser feita no verão, pois é minimamente invasiva.


Indicações

O drug delivery é indicado para tratamento de manchas, rugas, flacidez, rejuvenescimento, poros abertos, cicatrizes, estrias, cicatrizes de acne e olheiras. A técnica também é uma excelente opção para tratar a queda de cabelo e outras queixas relacionadas à beleza dos fios.

É importante dizer que o tratamento deve ser realizado em consultório médico com todos os cuidados necessários.