BLOG

Sem categoria

Como os procedimentos capilares mais realizados no verão podem danificar os seus cabelos?

Não tem jeito: todas as mulheres querem estar lindas e radiantes para as celebrações de fim do ano e para as férias! Por isso, além dos tratamentos corporais e faciais, procedimentos capilares como a realização de luzes, #alisamentos ou tinturas são mais frequentes nesta época do ano. Além desses procedimentos químicos – que por si só já causam inúmeros danos aos fios – dezembro é o mês em que a alta incidência solar intensifica às idas ao clube e à praia. O resultado? Fios ressecados, desnutridos, porosos, com frizz e com quebra da haste capilar.

Cuidado com os alisamentos capilares!

Elas possuem várias denominações: “escova progressiva”, “escova marroquina”, “botox capilar” ou “escova de chocolate”… mas o objetivo é o mesmo: alisar os fios de maneira permanente ou duradoura. O fato é que é fundamental ter cuidado na hora de realizar tal procedimento. Além de provocar o ressecamento e a quebra dos fios, o alisamento capilar, quando realizado de forma inadequada ou com produtos não autorizados, pode causar a queda dos cabelos, o enfraquecimento capilar, entre outros danos à saúde. O uso de produtos proibidos pela ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), como o formol e o glutaraldeído, por exemplo, pode provocar queimaduras e irritações no couro cabeludo.

 

Por isso, na hora de realizar um alisamento, escolha bem o estabelecimento e os profissionais que irão te atender. E o mais importante: atente-se para os produtos utilizados.

Descoloração dos fios, porque causa tantos danos?

Os fios iluminados chamam muito a atenção e são um charme a parte! Mas deixar os cabelos mais claros exige trabalho e atenção especial, já que ao descolorir os fios, as cutículas são abertas e têm as suas moléculas de melanina hiper oxigenadas, o que torna os cabelos mais ressecados, elásticos e quebradiços. Para clarear as madeixas e não causar danos à saúde capilar, é importante seguir algumas dicas:

-> Antes de realizar o processo químico, é importante fazer uma  análise capilar e testar a resistência e a porosidade dos fios;
-> Não é recomendado realizar mais de um tipo de procedimento com químicas nos cabelos. Mulheres que alisam os fios com tioglicolato de amônio, por exemplo, não devem descolorir as madeixas em períodos curtos, já que correm risco de quebrar a haste capilar;
-> Após realizar uma descoloração, tintura ou alisamento, deve-se apostar no uso de produtos para #reconstrução dos fios e nas #hidratações potentes. No dia a dia, óleos reparadores e protetores térmicos são fundamentais!

Sol, mar, cloro… os danos do verão!

A exposição excessiva aos raios solares, o sal e o cloro presentes na água podem ser verdadeiros vilões para os cabelos, provocando ressecamento e quebra. Por isso, é importante prevenir esses danos, com alguns cuidados diários:

Primeiramente, é essencial proteger os fios contra a luz do sol. Assim como a nossa pele, os cabelos e o couro cabeludo podem sofrer queimaduras. Quem deseja evitar o problema deve apostar nos produtos específicos para proteção capilar contra os raios UV, lembrando-se de reaplicar o protetor sempre que molhar os fios. Por falar nisso, entre um mergulho e outro, desembarace os fios com um pente largo de madeira, para evitar a quebra. E nada de prender os cabelos molhados, ok?

Além da proteção, a hidratação é essencial nesta época do ano, aliando-se a terapia capilar a bons produtos de home care. Abuse do leave-in para reparar as pontas e dos cremes específicos, como os produtos que contenham pro-queratina e bio-ceramida, para ajudar na reconstrução da fibra capilar.

 

A consulta com um especialista ANTES dos danos capilares

A dica, para quem deseja curtir o verão e as festas de fim de ano com as madeixas mais bonitas e saudáveis, é apostar na proteção e no tratamento dos fios ANTES de realizar qualquer um desses processos químicos. A consulta com o #dermatologista é fundamental para saber qual a melhor maneira de proteger os seus cabelos e evitar os danos causados pelo verão.

Ainda dá tempo de agendar a sua consulta e curtir as festas de fim de ano com as madeixas mais saudáveis. Entre em contato!